Heineken troca garrafas de vidro por desconto em produtos Heineken troca garrafas de vidro por desconto em produtos Heineken troca garrafas de vidro por desconto em produtos Heineken troca garrafas de vidro por desconto em produtos
Heineken troca garrafas de vidro por desconto em produtos

Projeto “Volte Sempre” chega a Minas Gerais com máquinas de triturar embalagens de vidro para reciclagem.

A ação Volte Sempre, do Grupo Heineken no Brasil, focada em conscientizar o público sobre a importância da reciclagem do vidro entra em nova fase. Dessa vez, a iniciativa dará descontos em produtos da cervejaria.

Suas máquinas que trituram garrafas de vidro estão sendo instaladas em unidades da rede de supermercados Super Nosso, em condomínios residenciais e bares nas cidades mineiras de Belo Horizonte e Nova Lima.

Para aprimorar a ação, o Grupo liderou, em conjunto com o Hub Incríveis – rede de inovação criativa para a cocriação de soluções que visam reduzir o impacto negativo das embalagens no meio ambiente – um sprint de inovação com a startup 4R Glass, principal parceira da ação e proprietária das máquinas de triturar.

O modelo de negócio do startup também foi reestruturado, e ela passou a ser uma empresa focada em ideias inovadoras, que possam gerar impactos para ressignificar a relação dos consumidores com a reciclagem. Em números, estima-se que para cada tonelada de vidro reciclado há uma economia 480KhW de energia e 1,2 toneladas de matéria-prima, além da redução de emissão de 0,50 toneladas de CO² na produção de novas embalagens. Também se gera R$ 90 para cooperativas de reciclagem e para cada 50 Kg de vidro reciclado reduz-se a ocupação de 1m³ de espaço no aterro.

Nesta edição, as empresas irão monitorar o índice de recuperação de vidro nos locais em que as máquinas serão instaladas, e a ação passa a olhar mais cuidadosamente para o território de atuação, isto é, o Volte Sempre deixa de ser uma iniciativa de ponto de entrega voluntária para o consumidor, e passa a contar com toda uma estratégia e monitoramento das informações locais, como o número de pessoas por bairro e dados de reciclagem da região.

A partir disso, poderão definir, em alguns casos, um período determinado para a permanência das máquinas nos diferentes pontos selecionados, acompanhando a adesão da população quanto à destinação adequada de embalagens com alto potencial de circularidade, como o vidro.

Em 2019, o Volte Sempre engajou os moradores de São Paulo a triturar cerca de 31 mil embalagens de vidro nas máquinas da 4R Glass, disponibilizadas em unidades de supermercados da capital paulista, com o esquema de cashback (sistema que devolve aos consumidores, em dinheiro, parte do valor das compras).

Moeda digital
No novo formato, as empresas envolvidas criaram uma moeda digital: a Caco, que equivale a R$ 0,10 e poderá ser convertida em descontos nos produtos da Heineken nos estabelecimentos participantes de Minas Gerais.

Para completar o ciclo da embalagem, o vidro recolhido das máquinas será adquirido pela companhia Owens Illinois, fabricante de embalagens de vidro, e, posteriormente, transformado em novas embalagens do portfólio da companhia, fechando a circularidade do material.

“Ampliamos a estrutura por trás da iniciativa e nos unimos aos principais elos da cadeia, como bares, redes de supermercados e fabricantes de embalagens, para, então, impulsionar um ciclo tão desafiador do ponto de vista de reciclagem, como é o do vidro”, explica Ornella Guzzo Vilardo, Gerente de Sustentabilidade do Grupo Heineken no Brasil.

Para acessar as moedas virtuais Caco recuperadas, os usuários contam com o aplicativo Ponto Caco que permite ao cliente o acesso a benefícios e descontos exclusivos, acompanhar seu histórico de compras e, a partir de janeiro de 2021, será possível até mesmo compartilhar os pontos com amigos. O aplicativo está disponível para download para as versões Apple e Android, e pode ser baixado neste site.

“Fazer parte desse projeto é uma excelente oportunidade de reforçar ao consumidor a importância da destinação correta para reciclagem de seus resíduos. No caso do vidro, 100% reciclável, quando todos os elos da cadeia atuam juntos novas embalagens serão produzidas aproveitando integralmente o material e permitindo que o ciclo recomece”, comenta Daniel Jekl, Gerente de Marketing da Owens Illinois no Brasil.

Ao todo, serão 8 meses de programa nas cidades mineiras. Todas as máquinas contam com estação de álcool em gel disponível para o público e são higienizadas com frequência. Além disso, os funcionários dos locais participantes da ação passaram por um treinamento para evitar filas, aglomerações e a proximidade de menos de dois metros de distância entre os usuários.

“A ressignificação do negócio da 4R Glass durante o período do Sprint, nos trouxe uma visão muito mais ampla dos problemas ambientais relacionados ao descarte de embalagens de vidro. Através das ações realizadas durante o período do programa passamos ressignificar a relação das pessoas com a sustentabilidade e o meio ambiente e ter a Heineken e a Owens Illinois como parceiras, foi peça fundamental para mais uma vez conseguirmos estruturar o projeto em outros estados” explica Daniel Nascimento, CEO da 4R Glass.
Fonte: www.ciclovivo.com.br

Celso Bastos

Colunista

Arquiteto e Urbanista, Mestre Engenharia Civil, e Doutor Engenharia Ambiental. Sócio fundador da NB Projetos Ltda. (projeto e consultoria). Diretor Técnico da OUT arquitetura & engenharia. Coordenador do Clube de Economia Circular – Vitória (Londres). Ambassador in Brazil of the International Circular Construction Cluster (ICCC). (Eslovênia). Profissional com mais de 40 anos de atuação na área de projetos, e construções, como foco na Sustentabilidade, Economia Circular e Construção Circular.

Arquiteto e Urbanista, Mestre Engenharia Civil, e Doutor Engenharia Ambiental. Sócio fundador da NB Projetos Ltda. (projeto e consultoria). Diretor Técnico da OUT arquitetura & engenharia. Coordenador do Clube de Economia Circular – Vitória (Londres). Ambassador in Brazil of the International Circular Construction Cluster (ICCC). (Eslovênia). Profissional com mais de 40 anos de atuação na área de projetos, e construções, como foco na Sustentabilidade, Economia Circular e Construção Circular.