Integridade nos negócios, uma questão de sobrevivência Integridade nos negócios, uma questão de sobrevivência Integridade nos negócios, uma questão de sobrevivência Integridade nos negócios, uma questão de sobrevivência

Como você define a integridade? Muitas vezes associamos ela a fazer a coisa certa sem que seja considerada uma obrigação, e sim algo natural e básico que se relaciona com a honestidade, o caráter e a ética da pessoa. Dentro de uma empresa esta pode se refletir na forma como suas operações são conduzidas e administradas. Não basta apenas cumprir a lei. Para uma empresa ser considerada íntegra esta deve apresentar discursos e ações convergentes, já que sustenta a confiança e credibilidade das organizações. Assim, quando alinhamos os valores de uma empresa com uma visão estratégica é possível que ocorra a prevenção de casos de fraudes, corrupção e conflitos de interesse.

Greenwashing

A implementação de políticas mais transparentes, é capaz reduzir a frequência de situações de “greenwashing” que consiste no ato de divulgação falsa sobre sustentabilidade – onde empresas afirmam que seus produtos são sustentáveis – seja usando publicidade, seja colocando informações indevidas nos rótulos.

Essa é uma  estratégia utilizada por empresas que se dizem sustentáveis, mas que na realidade não realizam ações vinculadas a estes títulos (falaremos mais sobre esse assunto nas próximas colunas). Contudo, quando navegamos no sentido oposto a ética é comum que uma hora ou outra isso venha à tona, seja nas redes sociais, na TV ou em sites. Depois disso não há nada que se possa fazer a não ser lidar com as consequências, lidar com a  perda de sua credibilidade, reputação e muitos negócios. Como se diz por aí “um dia a casa cai”. E uma imagem marcada é difícil de recuperar, por isso programas de integridade são tão importantes.

Comprometimento da alta liderança

O comprometimento da alta liderança é essencial para que haja a identificação de políticas e procedimentos  que devem ser criados e executados durante a realização do mapeamento de riscos de uma empresa. Além disso, ações de conscientização, educação e treinamento de funcionários e terceiros, juntamente com a implementação de canais confiáveis e anônimos para a denúncia de condutas inapropriadas são fundamentais para a propagação do respeito à coletividade.  Contudo, o conceito de integridade é um conceito de difícil definição, tendo em vista que cada empresa apresenta um dilema ético diferente.

Por isso, uma forte cultura organizacional se torna vital, já que permite a observação e revisão de aspectos funcionais de uma empresa. Porém para isso, é necessário um código de conduta rigoroso que articule todos os princípios e valores da organização. Ao adotar essas políticas, é possível que a integridade corporativa torne o negócio rentável por muito mais tempo.

Felipe Mello

Colunista

Biólogo, mestre em Desenvolvimento Sustentável e especialista em Gestão de Projetos, com 23 anos de experiência em projetos nas diversas vertentes que envolvem o desenvolvimento sustentável. É coautor de um livro sobre Gestão de Projetos Socioambientais e de diversos capítulos de livros e artigos técnico científicos publicados na área da sustentabilidade. Atua ainda como Head de Conteúdo ESG na Rede Vitória.

Biólogo, mestre em Desenvolvimento Sustentável e especialista em Gestão de Projetos, com 23 anos de experiência em projetos nas diversas vertentes que envolvem o desenvolvimento sustentável. É coautor de um livro sobre Gestão de Projetos Socioambientais e de diversos capítulos de livros e artigos técnico científicos publicados na área da sustentabilidade. Atua ainda como Head de Conteúdo ESG na Rede Vitória.