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Reciclar baterias de carros elétricos

Novo avanço ‘promissor’ para reciclagem de baterias EV descoberto por cientistas suecos.

Pesquisadores suecos afirmam ter desenvolvido uma forma nova e mais eficiente de reciclar baterias de carros elétricos.

O método permite a recuperação de metais muito mais valiosos encontrados em baterias de veículos elétricos.

O processo também não requer o uso de produtos químicos caros ou prejudiciais, dizem os cientistas.

“Como o método pode ser ampliado, esperamos que possa ser usado na indústria nos próximos anos”, afirma a líder da pesquisa, Martina Petranikova.

 

Como as baterias dos carros elétricos são recicladas?

 

O atual método de reciclagem de base aquosa é denominado hidrometalurgia.

Na hidrometalurgia tradicional, todos os metais numa célula de bateria EV são dissolvidos num ácido inorgânico.

As “impurezas” – como alumínio e cobre – são então removidas e metais valiosos como cobalto, níquel, manganês e lítio são recuperados.

Embora a quantidade de alumínio e cobre residual seja pequena, são necessárias várias etapas de purificação e cada etapa deste processo pode significar a perda de lítio.

 

As baterias EV podem ser recicladas de forma mais eficiente?

 

Os pesquisadores da Universidade de Tecnologia Chalmers, na Suécia, desenvolveram um método de reciclagem que permite a recuperação de 100% do alumínio e 98% do lítio nas baterias de carros elétricos .

Envolve reverter a ordem atual do processo e recuperar primeiro o lítio e o alumínio.

Ao mesmo tempo, a perda de matérias-primas valiosas como níquel, cobalto e manganês é minimizada.

“Até agora, ninguém conseguiu encontrar exatamente as condições certas para separar esta quantidade de lítio usando ácido oxálico, ao mesmo tempo que removeu todo o alumínio”, diz Léa Rouquette, estudante de doutoramento no Departamento de Química e Engenharia Química da Chalmers.

“Como todas as baterias contêm alumínio, precisamos ser capazes de removê-lo sem perder os outros metais.”

Em seu laboratório de reciclagem de baterias, Rouquette e o líder de pesquisa Petranikova colocaram células de bateria de carro usadas e seu conteúdo pulverizado em uma capela.

O pó preto finamente moído é dissolvido em um líquido orgânico transparente chamado ácido oxálico – um ingrediente mais ecológico que pode ser encontrado em plantas como ruibarbo e espinafre.

O pó e o líquido são colocados em uma máquina que lembra uma batedeira de cozinha. Aqui, o alumínio e o lítio das baterias se dissolvem no ácido oxálico, enquanto outros metais permanecem sólidos.


A etapa final do processo é separar esses metais para recuperar o lítio, que pode então ser usado na fabricação de novas baterias.

“Como os metais têm propriedades muito diferentes, não achamos que será difícil separá-los. Nosso método é uma nova rota promissora para a reciclagem de baterias – uma rota que definitivamente merece mais exploração”, diz Rouquette.

O grupo de pesquisa de Petranikova passou muitos anos conduzindo pesquisas de ponta na reciclagem de metais encontrados em baterias de íon-lítio.

Está envolvida em diversas colaborações com empresas para desenvolver a reciclagem de baterias de carros elétricos . O grupo é parceiro em grandes projetos de pesquisa e desenvolvimento, com marcas como Volvo e Northvolt.

Fonte: https://www.euronews.com/green/2023/10/17/promising-new-breakthrough-for-recycling-ev-batteries-discovered-by-swedish-scientists.

Celso Bastos

Colunista

Arquiteto e Urbanista, Mestre Engenharia Civil, e Doutor Engenharia Ambiental. Sócio fundador da NB Projetos Ltda. (projeto e consultoria). Diretor Técnico da OUT arquitetura & engenharia. Coordenador do Clube de Economia Circular – Vitória (Londres). Ambassador in Brazil of the International Circular Construction Cluster (ICCC). (Eslovênia). Profissional com mais de 40 anos de atuação na área de projetos, e construções, como foco na Sustentabilidade, Economia Circular e Construção Circular.

Arquiteto e Urbanista, Mestre Engenharia Civil, e Doutor Engenharia Ambiental. Sócio fundador da NB Projetos Ltda. (projeto e consultoria). Diretor Técnico da OUT arquitetura & engenharia. Coordenador do Clube de Economia Circular – Vitória (Londres). Ambassador in Brazil of the International Circular Construction Cluster (ICCC). (Eslovênia). Profissional com mais de 40 anos de atuação na área de projetos, e construções, como foco na Sustentabilidade, Economia Circular e Construção Circular.