Transição para o Futuro

Serra é única cidade do ES selecionada pela Fundação O Boticário com projeto de Parque Linear

O município disputou com 101 propostas e apresentará projeto de Parque Linear em cúpula internacional no Rio.

Leitura: 3 Minutos
Foto: Arquivo/Divulgação/PMS
Foto: Arquivo/Divulgação/PMS

A Serra conquistou destaque nacional ao ser a única cidade do Espírito Santo entre as 28 selecionadas — de um total de 101 projetos inscritos em todo o Brasil — para a Incubadora de Projetos da Fundação Grupo Boticário, referência em sustentabilidade urbana.

O projeto inscrito pelo município, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), prevê a criação de um Parque Linear em Serra Centro, que vai unir preservação ambiental, qualidade de vida e adaptação às mudanças climáticas. O espaço verde vai reduzir riscos de alagamentos e deslizamentos, além de oferecer novas áreas de lazer, com ciclovias, pistas de caminhada e espaços de contemplação que aproximam a população da natureza.

Foto: Arquivo/Divulgação/PMS

A participação na Incubadora garante à Serra suporte técnico especializado e prospecção de financiadores, fortalecendo a viabilidade da proposta. Além disso, a iniciativa coloca o município na rota de debates globais: em novembro, o Parque Linear será apresentado a investidores durante uma Mesa-Redonda no C40 World Mayors Summit, evento que reunirá prefeitos das maiores cidades do mundo no Rio de Janeiro.

Preservação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da População

De acordo com Cláudio Denícoli, secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente da Serra, esse reconhecimento mostra que a Serra está pensando o futuro de forma responsável e inovadora. “O Parque Linear é um projeto que une preservação ambiental, adaptação às mudanças climáticas e mais qualidade de vida para a população. Estar entre as cidades selecionadas pela Fundação Grupo Boticário reforça que estamos no caminho certo, criando soluções baseadas na natureza, abrindo novas oportunidades de investimentos e construindo uma Serra voltada para as pessoas”.

Foto: Arquivo/Divulgação/PMS

Claudio reforça que a seleção também abre portas para parcerias estratégicas e troca de conhecimento com especialistas em planejamento urbano e soluções baseadas na natureza, permitindo que a Prefeitura da Serra amplie sua capacidade técnica e acelere a implementação de ações sustentáveis em todo o território.

“Com esse avanço, a Serra se consolida entre as cidades brasileiras na vanguarda da adaptação climática, reforçando o protagonismo do município no cenário nacional e demonstrando que é possível alinhar desenvolvimento urbano, preservação ambiental e qualidade de vida para a população”, afirmou.

Felipe Mello

Colunista

Biólogo, mestre em Desenvolvimento Sustentável e especialista em Gestão de Projetos, com 23 anos de experiência em projetos nas diversas vertentes que envolvem o desenvolvimento sustentável. É coautor de um livro sobre Gestão de Projetos Socioambientais e de diversos capítulos de livros e artigos técnico científicos publicados na área da sustentabilidade. Atua ainda como Head de Conteúdo ESG na Rede Vitória.

Biólogo, mestre em Desenvolvimento Sustentável e especialista em Gestão de Projetos, com 23 anos de experiência em projetos nas diversas vertentes que envolvem o desenvolvimento sustentável. É coautor de um livro sobre Gestão de Projetos Socioambientais e de diversos capítulos de livros e artigos técnico científicos publicados na área da sustentabilidade. Atua ainda como Head de Conteúdo ESG na Rede Vitória.