
Um adolescente de 16 anos morreu no último sábado (29) depois de passar nove dias internado por conta de um acidente de bicicleta elétrica, ocorrido em Barra de São Francisco, município no Noroeste do Espírito Santo.
A vítima foi identificada como Kauã da Mata. O garoto estava internado em um hospital de São Mateus.
De acordo com a Polícia Militar, na noite de 20 de novembro, o adolescente trafegava pela contramão de uma via de sentido único. Um carro seguia por uma rua perpendicular e, no momento em que cruzava a via em que estava o menino, ocorreu a colisão.
Ainda segundo a PM, o adolescente se chocou de raspão com a lateral do veículo e acabou batendo contra uma parede. O Corpo de Bombeiros realizou o socorro a Kauã, que foi levado a um hospital, onde estava internado desde então.
A motorista do veículo estava com a documentação regular e fez o teste do bafômetro, que deu negativo.
Idosa de 82 anos morreu em Vitória
No último mês, uma idosa de 82 anos também morreu em função de um acidente com bicicleta elétrica. O caso aconteceu na Enseada do Suá, em Vitória, no dia 16 de outubro. Ela morreu em 7 de novembro, após passar 22 dias internada por conta do acidente.
A vítima, Conceição Anceschi Pissinali, foi atropelada por uma bike elétrica após sair de casa para comprar um remédio na farmácia. Ela havia deixada o marido, de 86 anos, em casa. Foi o primeiro caso de morte por acidente com veículo do tipo registrado em Vitória.
O genro da idosa, Luciano de Magalhães de Souza, detalhou que a sogra foi atingida na calçada por uma ciclista que seguia na contramão em uma bike elétrica. A idosa caiu ao chão e a ciclista, segundo ele, tentou fugir do local, mas foi contida por pessoas que passavam pela rua.
Ela tentou dizer que era culpa da Dona Conceição, mesmo vindo da contramão. A ciclista estava correndo, é zeladora de um prédio próximo ao local. Como o acidente foi às 8h05, imagino que estava atrasada para o trabalho. É uma pessoa muito simples.”
Luciano de Magalhães de Souza, genro da idosa
Lei para regulamentação das bikes foi aprovada
Uma lei para regulamentação das bicicletas elétricas foi aprovada pela Câmara de Vitória. O projeto, de autoria do vereador de Vitória Aylton Dadalto, estabelece requisitos para o uso das bicicletas elétricas, como idade mínima para guiar o veículo, uso de capacete e itens de proteção, além de campanhas de conscientização para condutores e apresentação de documentação necessária para conduzir a bicicleta.