Um adolescente, de 14 anos, está em coma após sofrer um acidente com uma bicicleta elétrica no último domingo (6), em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo. Bernard Costa bateu em um muro no bairro Noêmia Vitali ao descer uma ladeira com o veículo.
Segundo o advogado Pedro Costa, pai do menino, ele estava usando a bike elétrica de um amigo, que apresentava problemas no freio. Além disso, Bernard não usava capacete no momento da queda.
Ele só pegou a bicicleta para passear. Infelizmente, aconteceu essa tragédia. A bike não era dele e estava sem freio. Todos os amigos também andavam sem capacete, mas depois disso começaram a usar, viram que não é brincadeira.
Pedro Costa, pai de Bernard
Bernard foi socorrido e levado para o hospital. Na segunda-feira (7), o adolescente passou por um procedimento para colocação de um cateter no cérebro e segue em coma.
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Acidentes com bikes elétricas crescem no ES
O acidente de Bernard reacende a preocupação com o uso das bicicletas elétricas, que se tornaram cada vez mais comuns nas ruas e calçadas capixabas.
De acordo com dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), entre janeiro e agosto deste ano foram registrados 114 acidentes envolvendo esse tipo de veículo no Espírito Santo, a maioria deles na Grande Vitória.
Segundo o tenente Lourenço, da Polícia Militar, a legislação de trânsito considera a bicicleta elétrica como uma bicicleta comum apenas se atender a alguns requisitos: o motor deve ter potência máxima de 1.000 watts e a velocidade não pode ultrapassar 32 km/h. Nesses casos, não há exigência de habilitação, emplacamento ou capacete.
No entanto, o uso do capacete é fortemente recomendado, já que a velocidade atingida pode causar lesões graves em caso de queda.
Mesmo não sendo obrigatório, o capacete é essencial. Uma bicicleta que chega a 30 km/h pode provocar ferimentos sérios em uma colisão.
Tenente Lourenço, da Polícia Militar
Orientações para evitar acidentes com bikes elétricas
Para evitar acidentes, a recomendação é usar o veículo com responsabilidade e respeitar as normas de trânsito. O local correto para trafegar com a bicicleta elétrica é na ciclovia ou ciclofaixa, nunca nas calçadas, onde há risco de colisão com pedestres.
Quando não houver ciclovia, o ciclista deve circular na pista de rolamento, no fluxo dos veículos, sempre pelo lado direito da via.
Além disso, é importante verificar periodicamente os freios e o sistema elétrico, usar capacete e roupas adequadas, e evitar manobras arriscadas ou descidas em alta velocidade.