Trânsito

Avenida inteligente diminui trânsito em até meia hora na Serra

Segundo a prefeitura, na Avenida Eldes Scherrer Souza, o tempo de deslocamento caiu em até 33% nos horários de pico

Foto: Dayana Souza/PM
Foto: Dayana Souza/PM

Na primeira semana de funcionamento da avenida inteligente na Serra, o tempo de deslocamento na Avenida Eldes Scherrer Souza caiu em até 33% nos horários de pico, com redução que chegou a 28 minutos em alguns dias. A informação é da Prefeitura da Serra.

Nos cruzamentos entre a avenida com a Norte-Sul, câmeras e sensores monitoram em tempo real o fluxo de veículos, permitindo que o sistema ajuste, de modo automático, os tempos dos semáforos.

Segundo a Prefeitura da Serra, com base na inteligência artificial, quando a distância entre os carros diminui, com maior concentração de tráfego, o tempo de sinal verde é ampliado na via mais movimentada, garantindo fluxo e reduzindo os congestionamentos.

Diante dos ajustes, os testes realizados nos horários considerados de mais movimento, entre 17h e 18h30, no trajeto da BR-101 até a rotatória do Ó, o tempo de travessia caiu de 41 para 13 minutos, totalizando uma redução de 28 minutos.

Já no sentido inverso, da rotatória do Ó para a BR-101, o tempo diminuiu de 19 para 6 minutos, ou seja, uma redução de 13 minutos.

Avenida inteligente: secretária destaca fluidez no tráfego

Em entrevista ao Folha Vitória, a secretária de Obras da Serra, Izabela Roriz, destaca que a nova tecnologia já está trazendo maior fluidez ao tráfego na via.

Por exemplo, se o condutor estiver a 60 km/h, que é a velocidade permitida na via, ele vai conseguir pegar praticamente todos os semáforos abertos. O foco da avenida inteligente é garantir mais segurança e eficiência viária por meio da tecnologia.

Além disso, a secretária destaca que o trânsito com maior fluidez na Avenida Eldes Scherrer Souza vai impactar outras avenidas, como, por exemplo, a Norte-Sul.

Foto: Dayana Souza/PMS

“Quando a gente observa que a Norte-Sul está muito carregada, conseguimos reduzir o tempo do semáforo e aumentar na Eldes Scherrer. A gente ficou muito feliz com essa conquista, além da questão da segurança na área de travessia de pedestres”.

Quais são os novos recursos da avenida inteligente?

Semáforos inteligentes

Os semáforos inteligentes melhoraram a visibilidade da sinalização e ajudam a prevenir acidentes e atropelamentos. Os sistemas luminosos auxiliares funcionam como uma reprodução ampliada da sinalização, são colocados sobre o braço e na coluna semafórica, onde ficam os grupos focais convencionais.

Eles exibem a cor ao longo de toda a extensão do braço e parte da coluna, ampliam a visibilidade em até 300 metros a mais do que o padrão. 

Além disso, também foram instaladas barras luminosas no piso, próximas ao meio-fio, na área de travessia de pedestres que reproduzem a sinalização para os pedestres.

Foto: Dayana Souza/PMS
Sensores de fluxo de veículos

Além disso, nos cruzamentos entre as avenidas Eldes Scherrer Souza e Norte Sul, foi instalado um sistema que utiliza câmeras de vídeo e outros sensores para detectar o fluxo de veículos, permitindo ajustar automaticamente os tempos do ciclo semafórico – como verde, amarelo e vermelho – de acordo com a demanda real.

Quando a distância entre os veículos diminui, o sistema aumenta o tempo de verde na via com maior movimento, priorizando o fluxo de veículos. Após a instalação, essa operação ocorre de forma totalmente automatizada, sem necessidade de intervenção humana.

Botoeiras inteligentes

Os semáforos agora contam com botoeiras inteligentes, que ajustam automaticamente o tempo de travessia, oferecem mais segurança sem prejudicar o fluxo do trânsito, visto que o sistema reduz o tempo do sinal vermelho quando possível.

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão

Produtora Web

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória