Motorista na direção de carro
Foto: Canva

Quem quiser realizar um exame para a retirada de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Espírito Santo não precisará mais passar pelas tão temidas etapas de baliza e ladeira nas provas práticas de trânsito.

A informação foi repassada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) após a publicação de uma portaria complementar à Resolução Federal sobre exame prático de direção.

De acordo com o Detran-ES, desde que as provas práticas de direção tiveram início, no último dia 19 de janeiro, o órgão já retirou a exigência de ambas as etapas.

“No âmbito estadual, desde que as provas práticas de direção veicular iniciaram, no último dia 19 de janeiro, o órgão já retirou a exigência das etapas de baliza e ladeira das provas, que atendiam à Resolução 789/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), revogada pela Resolução 1.020 de 2025”, informou o órgão.

Além disso, o Detran-ES ainda relatou que todos os critérios para as provas práticas são definidos pelo Contran.

“O Detran-ES acrescenta que, conforme a Resolução em vigor, as condições, critérios e parâmetros técnicos para a realização dos exames de direção veicular serão definidos pelo órgão máximo executivo de trânsito da União por meio do Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, que ainda não foi publicado”, informou.

Com a decisão, o Espírito Santo segue iniciativas tomadas por outros estados, como o Mato Grosso do Sul e São Paulo, que também extinguiu os exames.

Prova em carro automático

No caso de São Paulo, o Detran afirma que, com o fim da baliza no estado, o exame passa agora a concentrar a avaliação na etapa de circulação.

“O trajeto do exame prático permanece conforme o modelo atualmente praticado, contemplando, entre outros aspectos, as conversões à direita e à esquerda; o uso correto de seta; a realização do procedimento de ‘parada’ em local permitido; bem como a condução segura e responsável nas demais condições normais de trânsito”, disse, em nota.

O órgão acrescenta que candidatos que não necessitam de adaptação veicular poderão realizar o exame prático em carros automáticos, regularmente cadastrados.

“A medida reconhece a crescente presença desse tipo de veículo na frota brasileira e amplia as possibilidades para os candidatos, respeitando os critérios técnicos já adotados nos exames”, afirma o Detran-SP.

As medidas apresentadas na resolução do Contran vêm no conjunto das mudanças nas regras para tirar e renovar a CNH. A principal delas é que não é mais obrigatório contratar autoescola para aprender e fazer as aulas práticas de direção.

*Com informações do Estadão

Guilherme Lage, repórter do Folha Vitória
Guilherme Lage

Repórter

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.