
Uma motocicleta com registro de nove irregularidades de trânsito foi apreendida durante a Operação Moto Legal, blitz realizada pela Guarda Municipal de Vitória. A fiscalização ocorreu no bairro Santa Tereza.
O veículo chamou a atenção dos agentes devido ao ruído elevado, causado por descarga irregular. Durante a verificação, foram constatadas falhas no estado de conservação, problemas nos equipamentos obrigatórios e irregularidades na documentação. A blitz aconteceu às 22h de quarta-feira (14).
Além dos problemas no veículo, o condutor não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Após a checagem, ele foi liberado, já que não havia pendências judiciais. A motocicleta, no entanto, acumulava cerca de R$ 5 mil em débitos.
Infrações registradas
Ao todo, foram identificadas nove infrações:
- Licenciamento vencido;
- Condução sem CNH;
- Entrega de veículo a condutor não habilitado;
- Uso de calçado inadequado;
- Descarga livre;
- Sistema de iluminação inoperante;
- Veículo em mau estado de conservação;
- Ausência de equipamento obrigatório;
- Placa fora do padrão exigido pela legislação.
Dados da fiscalização Moto Legal
Durante a mesma blitz no bairro Santa Tereza, 41 motocicletas foram abordadas. Duas delas foram removidas, e 57 notificações por infrações diversas foram registradas.
Em 2025, segundo dados da Guarda Municipal, 77 blitze voltadas exclusivamente para motocicletas já foram realizadas em Vitória. As ações têm como foco a verificação de irregularidades e o cumprimento das normas de trânsito. A Guarda destacou que a Capital registrou queda de 30% no número de mortes em acidentes de trânsito em 2025.
*Texto sob supervisão da editora Elisa Rangel