Trânsito

Blitz da Lei Seca: 131 multas aplicadas e uma prisão na primeira noite de Carnaval

Ação em três municípios do Espírito Santo abordou 483 veículos e resultou em 131 infrações, além de uma prisão em flagrante

Operação Integrada do Programa Força Pela Vida/Foto: Divulgação SESP
Operação Integrada do Programa Força Pela Vida/Foto: Divulgação SESP

Na noite de sexta-feira (28), uma operação integrada do Programa Força Pela Vida intensificou a fiscalização no trânsito durante a primeira noite de Carnaval nos municípios de Vitória, Vila Velha e Guarapari.

A ação abordou 483 veículos, resultando em 131 autos de infração, além de uma prisão em flagrante por embriaguez ao volante.

LEIA MAIS:

Carnaval de Vitória: Folha Vitória lidera audiência com ampla cobertura

Mais de 500 motoristas recusam teste do bafômetro em Vitória

Pão de forma têm teor alcoólico acima do esperado e pode alterar bafômetro; veja lista

Lei Seca: Fiscalização e abordagens

A blitz teve como foco coibir a combinação de álcool e direção, além de fiscalizar o transporte clandestino de passageiros. Os agentes se dividiram em quatro pontos estratégicos, sendo um em Vitória, dois em Vila Velha e um em Guarapari. A operação contou com a participação de 42 agentes de diferentes órgãos de segurança.

Durante a fiscalização, 32 motoristas recusaram o teste do bafômetro e três foram flagrados dirigindo sob influência de álcool.

Um deles, abordado em Vila Velha, teve o resultado de 0,74 mg/l no etilômetro e foi preso em flagrante.

Ele foi encaminhado à delegacia e autuado pelo artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (conduzir veículo sob influência de álcool). O motorista teve fiança estipulada, mas não efetuou o pagamento e foi encaminhado ao Sistema Prisional.

Força-tarefa e mobilização nacional

A ação foi coordenada por uma força-tarefa composta por diferentes órgãos, incluindo o Detran|ES, Delegacia de Delitos de Trânsito (DDT), Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros Militar (CBMES), além das Guardas Municipais de Vitória e Vila Velha.

A blitz faz parte de uma mobilização nacional, realizada simultaneamente em nove estados, conforme o calendário estabelecido pelo Fórum Nacional da Lei Seca, promovido pela Associação Nacional dos Detrans (AND).

A operação seguirá ao longo do Carnaval, reforçando a fiscalização e buscando reduzir os riscos de acidentes de trânsito.

Laísa Menezes, repórter do Folha Vitória
Laísa Menezes

Repórter

Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Viçosa, pós-graduanda em Branding pela Universidade Castelo Branco, Alumni do Susi Leaders (Ed. 2023). Atua no Folha Vitória desde maio de 2024.

Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Viçosa, pós-graduanda em Branding pela Universidade Castelo Branco, Alumni do Susi Leaders (Ed. 2023). Atua no Folha Vitória desde maio de 2024.