As obras de duplicação da BR-101 em Alfredo Chaves e Iconha, na região Sul do Espírito Santo, já tiveram início. Segundo a Ecovias101, concessionária que administra a via, mais de 13 quilômetros serão duplicados.
As obras acontecem entre os quilômetros 357 e 373 entre os dois municípios, com exceção dos quilômetros 363, 364 3 365, que já foram duplicados.
Segundo a Ecovias, o trecho receberá investimentos de cerca de R$ 170 milhões e será interligado ao Contorno de Iconha, para formar um corredor contínuo desde a Grande Vitória.
A ordem de serviço para a duplicação foi assinada em 27 de junho, um dia após leilão da concessão da BR-101 no Espírito Santo.
O superintendente da concessionária, Roberto Amorim Junior, explica que a duplicação já faz parte do novo contrato de concessão da rodovia.
Ainda segundo ele, 10 quilômetros devem ser entregues no primeiro ano do contrato, que passará a contar a partir da assinatura do termo aditivo.
Segundo ele, os trabalhos já tiveram início em campo, com serviços preliminares de limpeza do terreno, desmatamento das áreas por onde a duplicação passará, além de levantamentos topográficos.
Ao longo dos meses de agosto e setembro, haverá um grande aumento da movimentação de máquinas, equipamentos e caminhões neste segmento.
A expectativa é que as obras neste trecho gerem cerca 500 empregos diretos e indiretos. Elas incluem também a construção uma nova ponte sobre o rio Itaperorama, no km 367, além de reforço e alargamento da ponte já existente. Além disso, serão construídos viadutos na interseção em desnível no km 370, que serão executados no topo de aterros com contenção.
“O novo dispositivo permitirá que veículos que acessam a rodovia ES 375 e as praias de Piúma transitem pelas vias laterais e cruzem a rodovia sobre os viadutos sem interferência com a pista, enquanto os usuários seguem viagem pela BR-101. É uma solução moderna e que trará mais segurança e fluidez ao tráfego”, detalha Daniel Pereira, gerente de Engenharia da Ecovias 101.
A pista duplicada será feita com asfalto borracha, que possui em sua composição o pó de borracha de pneu reciclado, para garantir mais aderência dos pneus dos veículos.
Também será utilizado nas camadas de base e sub-base o fresado e um coproduto siderúrgico para estabilização do solo, tudo isso para garantir uma estrutura de pavimento mais sustentável e com maior durabilidade, segundo a concessionária.