
A operação para desmonte de rochas prevista para a tarde desta segunda-feira (10), no quilômetro 246, da BR-101, na Serra, foi suspensa pela Ecovias Capixaba. Segundo a concessionária, o adiamento foi causado por questões técnicas e uma nova data para o serviço será anunciada em breve.
O trabalho de remoção das rochas estava previsto para ocorrer entre das 13h e às 15h30, desta segunda. Para que esse serviço fosse realizado, a rodovia seria totalmente interditada durante esse horário.
O desmonte de rochas é uma das etapas das obras de duplicação que ocorrem o trecho norte da BR-101, que está sendo realizada entre os quilômetros 242 e 247, começando próximo ao Contorno de Mestre Álvaro até as proximidades da Praça de Pedágio. A previsão de conclusão é para o final de 2025.
A concessionária destaca que, para próxima etapa do corte de rochas, a data será informada aos usuários com antecedência.
“O adiamento é necessário para que a equipe realize a limpeza e faça a análise do maciço rochoso após as duas detonações ocorridas durante a semana. Esse processo é muito importante para chegarmos à etapa de pavimentação e exige atenção e cautela”, frisa o coordenador de obras da Ecovias Capixaba, Bruno Calheiros.
Para a realização dessa etapa, tem sido empregado o uso controlado de explosivos, que geram um volume maior de resíduos.
Em função da complexidade, esse tipo de operação não pode ser realizada durante a noite, informa a Ecovias Capixaba.