Novo viaduto de Carapina BR-101 avenida Mestre álvaro
Trecho da BR-101 que foi municipalizado. Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

A Prefeitura da Serra anunciou que implantará semáforos inteligentes e planeja estabelecer restrição de circulação para veículos pesados como parte das primeiras ações de mobilidade na futura Avenida Mestre Álvaro, nome que passa a ser adotado no trecho urbano de 32 quilômetros da BR-101. O acordo da municipalização foi assinado nesta sexta-feira (12).

As medidas integram o conjunto de intervenções que serão executadas após a assinatura do acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que transfere ao município a gestão total do traçado. Segundo o prefeito Weverson Meireles, o objetivo é garantir mais fluidez, segurança e eficiência no corredor.

Hoje, não há um único semáforo sincronizado ao longo da BR-101. Vamos modernizar toda a sinalização, com tecnologia e inteligência artificial para fazer leitura de fluxo e ajustes em tempo real. Isso vai transformar a dinâmica da avenida.

Weverson Meireles, prefeito da Serra

Restrição de veículos pesados nos horários de pico

A prefeitura também avalia implementar restrição de circulação de caminhões e carretas nos períodos de maior movimento. Os estudos preliminares indicam que a limitação pode ser aplicada nos seguintes horários:

  • 6h às 9h, pela manhã
  • 17h às 19h, no fim do dia

De acordo com Weverson, antes da decisão final será aberto diálogo com o setor produtivo.

“A restrição de veículos pesados impacta diretamente as indústrias da cidade, por isso vamos ouvir o setor empresarial para construir uma solução conjunta que ajude a mobilidade sem prejudicar a cadeia produtiva”, explicou.

Semáforos inteligentes: como vai funcionar

A modernização da sinalização será baseada em sistemas capazes de:

  • Ler o volume de veículos em tempo real;
  • Ajustar automaticamente o tempo de verde e vermelho;
  • Sincronizar todos os semáforos do corredor;
  • Aumentar a fluidez e reduzir paradas desnecessárias;
  • Monitorar anomalias e registrar dados para planejamento urbano.

A tecnologia será instalada ao longo de todo o eixo da futura Avenida Mestre Álvaro, da região de Carapina até Laranjeiras.

As medidas fazem parte de uma reestruturação maior que transformará a antiga rodovia em avenida urbana. Além dos semáforos inteligentes e da possível restrição de caminhões, o município já confirmou:

  • Construção de um mergulhão em Jardim Limoeiro;
  • Correção do viaduto antigo de Carapina;
  • Implantação de um corredor exclusivo de ônibus entre a Rodovia das Paneleiras e o Terminal de Laranjeiras;
  • Investimento inicial estimado em R$ 150 milhões, em parceria com o Governo do Estado.

Próximos passos

Com a municipalização já assinada, o processo segue para homologação pelo Ministério dos Transportes. A prefeitura afirma que a etapa é formal e que todo o processo técnico já foi concluído com os órgãos federais.

Leiri Santana, repórter do Folha Vitória
Leiri Santana

Repórter

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.