
A Prefeitura da Serra anunciou que implantará semáforos inteligentes e planeja estabelecer restrição de circulação para veículos pesados como parte das primeiras ações de mobilidade na futura Avenida Mestre Álvaro, nome que passa a ser adotado no trecho urbano de 32 quilômetros da BR-101. O acordo da municipalização foi assinado nesta sexta-feira (12).
As medidas integram o conjunto de intervenções que serão executadas após a assinatura do acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que transfere ao município a gestão total do traçado. Segundo o prefeito Weverson Meireles, o objetivo é garantir mais fluidez, segurança e eficiência no corredor.
Hoje, não há um único semáforo sincronizado ao longo da BR-101. Vamos modernizar toda a sinalização, com tecnologia e inteligência artificial para fazer leitura de fluxo e ajustes em tempo real. Isso vai transformar a dinâmica da avenida.
Weverson Meireles, prefeito da Serra
Restrição de veículos pesados nos horários de pico
A prefeitura também avalia implementar restrição de circulação de caminhões e carretas nos períodos de maior movimento. Os estudos preliminares indicam que a limitação pode ser aplicada nos seguintes horários:
- 6h às 9h, pela manhã
- 17h às 19h, no fim do dia
De acordo com Weverson, antes da decisão final será aberto diálogo com o setor produtivo.
“A restrição de veículos pesados impacta diretamente as indústrias da cidade, por isso vamos ouvir o setor empresarial para construir uma solução conjunta que ajude a mobilidade sem prejudicar a cadeia produtiva”, explicou.
Semáforos inteligentes: como vai funcionar
A modernização da sinalização será baseada em sistemas capazes de:
- Ler o volume de veículos em tempo real;
- Ajustar automaticamente o tempo de verde e vermelho;
- Sincronizar todos os semáforos do corredor;
- Aumentar a fluidez e reduzir paradas desnecessárias;
- Monitorar anomalias e registrar dados para planejamento urbano.
A tecnologia será instalada ao longo de todo o eixo da futura Avenida Mestre Álvaro, da região de Carapina até Laranjeiras.
As medidas fazem parte de uma reestruturação maior que transformará a antiga rodovia em avenida urbana. Além dos semáforos inteligentes e da possível restrição de caminhões, o município já confirmou:
- Construção de um mergulhão em Jardim Limoeiro;
- Correção do viaduto antigo de Carapina;
- Implantação de um corredor exclusivo de ônibus entre a Rodovia das Paneleiras e o Terminal de Laranjeiras;
- Investimento inicial estimado em R$ 150 milhões, em parceria com o Governo do Estado.
Próximos passos
Com a municipalização já assinada, o processo segue para homologação pelo Ministério dos Transportes. A prefeitura afirma que a etapa é formal e que todo o processo técnico já foi concluído com os órgãos federais.