Carreta tomba na Avenina Vitória (Foto: Thiago Soares)
Carreta tomba na Avenina Vitória (Foto: Thiago Soares)

A carreta que lavava carga de 29 toneladas de fertilizantes e tombou na madrugada desta terça-feira (28), na Curva do Saldanha, no Forte São João, não poderia circular em Vitória. Além disso, o veículo estava com pneus carecas.

Segundo informações da Guarda de Vitória, o Decreto 16.243 de 2015 da Prefeitura de Vitória estabelece regras para circulação de veículos de carga na cidade.

No decreto são presentes as restrições de peso e horário para o trânsito de carretas e caminhões pesados em vários pontos, pensado para não atrapalhar o trânsito. Entre as vias contempladas estão: Avenida Jerônimo Monteiro, Marechal Mascarenhas, entre outras.

A carreta que tombou não poderia circular nas demais vias do município, independente do horário, isso porque era um veículo com mais de 45 Peso Bruto Total (PBT), que é a soma do peso do veículo vazio (tara) com o peso máximo de carga que ele pode transportar.

Com isso, segunda a Guarda, o motorista da carreta será multado em uma infração média, com o valor de R$ 130,16 e quatro pontos na habilitação. Não foi informado qual PBT do veículo.

Além disso, o veículo também apresentava pneus em mau estado de conservação, considerada uma infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sendo emitida uma multa no valor de R$ 195,23 e cinco pontos. 

Guarda realiza fiscalizações nos veículos

A Guarda Civil de Vitória também informou que realiza frequentemente fiscalizações de veículos de grande porte, as chamadas Operações Carga Pesada.

De janeiro a setembro, foram realizadas 36 operações, a maioria delas durante o período noturno. Foram 2.015 registros de infrações de PBT acima do permitido.

Caos registrado no trânsito após o tombamento

Diante do acidente na Curva do Saldanha, um “caos no trânsito foi registrado” impactando o fluxo de veículos em outras ruas e avenidas. O tráfego ficou complicado até as 14h50, quando foi completamente liberado pela Guarda.

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão

Produtora Web

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória