
Muitos aspirantes a motoristas ficaram aliviados ao saber que para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Espírito Santo não será mais necessário passar pelas temidas etapas de baliza e ladeira em provas de trânsito.
A decisão foi repassada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) após a publicação de uma portaria complementar à Resolução Federal sobre exame prático de direção.
Agora, além da extinção dessas manobras durante os exames, os alunos também não terão restrição para realizar a prova prática em carros automáticos, o que pode tornar o processo de tirar a habilitação mais dinâmico.
De acordo com o Detran-ES, desde que os veículos estejam com documentação em dia e em bom estado de conservação, quaisquer automóveis podem ser utilizados para a realização da prova.
Além disso, o órgão explica que a Resolução n° 1.020/2025, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que determinou a desburacratização da formação de condutores, não estabelece qual tipo de carro deve ser utilizado durante a prova prática.
“O Detran-ES informa que a Resolução do Contran n° 1.020/2025 não estabelece o tipo de veículo que poderá ser utilizado durante a prova prática de direção veicular. Portanto, desde que obedeçam as regras de circulação, estejam com a documentação em dia e em bom estado de conservação, podem ser utilizados quaisquer veículos adequados à cada categoria”, informou o órgão.
A decisão do Detran-ES segue uma medida também já tomada pelo Detran de São Paulo, onde ficou determinado que candidatos que não necessitam de adaptação veicular poderão realizar o exame prático em carros automáticos, regularmente cadastrados.
“A medida reconhece a crescente presença desse tipo de veículo na frota brasileira e amplia as possibilidades para os candidatos, respeitando os critérios técnicos já adotados nos exames”, afirma o Detran-SP.
As medidas apresentadas na resolução do Contran vêm no conjunto das mudanças nas regras para tirar e renovar a CNH. A principal delas é que não é mais obrigatório contratar autoescola para aprender e fazer as aulas práticas de direção.
*Com informações do Estadão