
A lista dos suplentes para preencher vagas da segunda fase do programa CNH Social 2025 foi publicada nesta segunda-feira (08) pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES).
São 1.250 novos contemplados aptos a se inscrever para obter a carteira de habilitação gratuitamente. As matrículas podem ser feitas a partir desta segunda-feira (8) até 22 de dezembro, exclusivamente pelo site do Detran.
Segundo o Detran, esses são novos contemplados, que não foram selecionados inicialmente, mas que, agora, podem garantir a carteira de habilitação gratuitamente por meio do programa.
Como fazer a matrícula?
Os candidatos selecionados devem acessar a aba do programa “CNH Social”, seguir o link de matrícula e preencher o formulário com os dados solicitados.
Após a realização da matrícula, o candidato deve se dirigir à autoescola indicada presencialmente em até 15 dias corridos, para concluir a abertura do Processo de Habilitação.
Depois da abertura do processo, terá 30 dias corridos para realizar a biometria em uma agência do Detran sem necessidade de agendamento. Deverá também fazer os exames na clínica ou no laboratório informado pela autoescola.
É necessário lembrar que, o processo de habilitação tem validade de um ano a contar da data da abertura na autoescola.
Caso ultrapasse esse prazo, o candidato será considerado desistente, terá seu processo cancelado e ficará impedido de participar dos editais do Programa CNH Social pelo período de cinco anos.
Detran-ES
Programa ofertou 7 mil vagas no ano de 2025
No ano de 2025, o programa CNH Social ofertou sete mil vagas, divididas em duas fases, com 3,5 mil vagas em cada fase, para possibilitar o acesso gratuitamente às pessoas de baixa renda à Primeira Habilitação.
A seleção dos candidatos é realizada de forma eletrônica, segundo os critérios do programa e com base nas informações fornecidas pelos próprios beneficiários no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
O programa do governo do Estado, por meio do Detran|ES, oferece formação, qualificação e habilitação profissional, de forma gratuita, para pessoas de baixa renda a partir da obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).