Avenida-Dante-Michelini
Trânsito na Avenida Dante Michelini. Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

O luto no trânsito, o papel dos instrutores na formação de novos condutores e a municipalização de vias serão discutidos em Vitória na próxima semana, durante a realização do 1º Congresso Nacional de Educação de Trânsito (Conetran). O encontro acontecerá nos dias 17 e 18, no Centro de Celebrações, em Jardim Camburi.

O congresso reunirá especialistas de diversas áreas para discutir segurança viária, educação no trânsito e soluções para reduzir acidentes no País.

Com apoio do Detran-ES, esta é a primeira vez que a educação de trânsito será debatida de forma ampla no Espírito Santo. Entre os temas das palestras estão: a educação de trânsito para crianças e a municipalização das rodovias federais.

A gestão do trânsito nos municípios é o caminho para uma cidade mais segura para todos. Quando os professores e formadores de opinião entenderem a importância da municipalização, acredito que vidas preciosas e incontáveis serão salvas.”

Jederson Lobato, advogado e mestre em Gestão Pública

Além das discussões, o Conetran contará com exposições de novas tecnologias, protótipos de equipamentos de segurança e um simulador de impacto para o público vivenciar os efeitos de uma colisão.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.

*Texto sob a supervisão da editora Erika Santos

Carlos Raul Rodrigues, estagiário do Folha Vitória
Raul Rodrigues

Repórter

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025.

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025.