Duas faixas da avenida Carlos Lindenberg, na altura do bairro Cobilândia, foram interditadas para o início das obras do Expresso GV, corredor exclusivo para ônibus que vai ligar as cidades de Vila Velha e Cariacica. Com a alteração no trânsito, apenas uma faixa no sentido Centro de Vila Velha está liberada nas proximidades da rua Felicidade Siqueira.
A interdição começou na tarde de quinta-feira (27) e já provocou congestionamento durante a noite. Na manhã desta sexta-feira (28), os condutores também enfrentam lentidão para seguir em direção ao Centro da cidade canela-verde. A fila de veículos chega próximo à descida da Segunda Ponte.
De acordo com a Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), a interdição deve ser ampliada chegando a aproximadamente 1 quilômetro entre a Rua Felicidade Siqueira e a ponte sobre o Rio Aribiri, antes do viaduto.
Já no sentido Vitória, duas faixas ficarão disponíveis para a circulação dos veículos.

O secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, admite os impactos no trânsito por conta da obra, mas pede a compreensão dos condutores.
“O Expresso GV adota o padrão BRT, modelo reconhecido internacionalmente pela eficiência, velocidade e capacidade de atender quem mais precisa. Por isso, pedimos a compreensão de todos neste período inicial. É importante reduzir a velocidade, redobrar a atenção e, sempre que possível, utilizar rotas alternativas. É uma mudança que reorganiza o trânsito e coloca o ônibus no lugar de prioridade que ele merece”, enfatizou.

Rotas alternativas
Para quem segue no sentido Centro de Vila Velha, duas rotas alternativas são:
- Rodovia Leste-Oeste, que se conecta à Rodovia Darly Santos e permite acessar a região com maior fluidez durante a intervenção;
- Cinco Pontes, com acesso ao bairro São Torquato. A partir desse ponto, o motorista pode seguir pela Avenida Jerônimo Monteiro para entrar na Estrada de Capuaba ou acessar os bairros que margeiam a Avenida Carlos Lindenberg até chegar ao bairro Glória.
Expresso GV

As obras para a construção do Expresso GV, que pretende reorganizar o fluxo do transporte público entre Vila Velha e Cariacica, foram autorizadas na manhã de quinta-feira (27), pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.
Com 7 quilômetros de extensão, o corredor será construído em pavimento de concreto para garantir maior durabilidade por conta da passagem dos ônibus. O projeto prevê a construção de 12 plataformas de embarque ao longo da avenida Carlos Lindenberg (seis em cada sentido da via) e dois viadutos de 530 metros para ligar Cariacica e Vila Velha.
A obra ainda conta com a construção de uma ciclovia que ligará a Terceira Ponte a Cariacica pela avenida Carlos Lindenberg, reconfiguração de calçadas e nova urbanização.
As intervenções pretendem reduzir pela metade o tempo de viagem do Transcol entre Vila Velha e Cariacica.
O investimento é de R$ 298,5 milhões e o prazo para conclusão dos trabalhos é 2027.