A interdição da ponte sobre o Rio São Mateus, no quilômetro 64 da BR-101, em São Mateus, no Norte do Espírito Santo, que teria início nesta segunda-feira (11), foi adiada e terá início no dia 18 e se estende até o dia 22.
A informação é da Ecovias 101, responsável pela administração da BR-101.
Segundo a empresa, a interdição acontece durante as últimas etapas da obra de reforço estrutural. “O procedimento é necessário em função da complexidade da operação, que envolve a elevação total da estrutura da ponte para substituição dos apoios”.
“Inicialmente, as interdições ocorreriam entre os dias 11 e 15 de agosto em horários alternados. No entanto, após tratativas com a Prefeitura de São Mateus, concluiu-se que o adiamento de uma semana é necessário para reduzir os impactos para motoristas que trafegam pela região. Assim, as interdições ocorrerão nos dias 18, 19, 20, 21 e 22 das 8h30 às 11h30”, informou a concessionária.
Ainda segundo a Ecovias, não haverá implementação do sistema Pare e Siga durante os horários estabelecidos, mas interrupção total.
O engenheiro da Ecovias 101, Matheus Ferreira, explica que não é possível realizar o trabalho no período da noite devido às condições de baixa visibilidade.
“A operação envolve a utilização de equipamentos robustos e de alta precisão, além dos trabalhadores, que atuam sobre treliças metálicas em cima do leito do rio, o que eleva os riscos em condições de baixa visibilidade. Este é um trabalho minucioso, que exige inspeções visuais precisas e ajustes milimétricos, para garantir a simetria da intervenção”, detalha.