A Prefeitura de Vitória vai iniciar, em 19 de novembro, a segunda fase das obras do Mergulhão de Camburi, que promete ser a maior obra de mobilidade urbana da Região Metropolitana de Vitória. Durante as intervenções vão haver alterações importantes no trânsito.
Com a entrega da obra, o tempo médio de travessia da interseção entre as avenidas Norte-Sul e Dante Michelini, que hoje varia de 55 a 88 segundos, cairá para até 10 segundos, segundo a prefeitura.
A velocidade média dos veículos, atualmente em apenas 2 km/h devido aos congestionamentos, passará para 33 km/h com o pleno funcionamento dos dois mergulhões. A previsão de conclusão das obras é março de 2027.
A primeira fase está em conclusão e não provocou interferências no trânsito. As obras avançaram sobre 15 mil m² da área do Aeroporto para uma ampliação do trecho que liga a Norte-Sul à Dante Michelini, no sentido Vitória-Centro.
A primeira fase, que está agora na finalização, está sendo nessa área que conseguimos junto à Infraero e à Zurich (operadora do aeroporto). A Norte-Sul vai ser deslocada para o lado. Descendo da Norte Sul, à direita, vamos criar duas novas vias. E para essa fase provisória, a gente está criando mais duas para justamente ser a alternativa.”
Gustavo Perin, secretário de Obras de Vitória

O secretário explicou que na primeira fase também foram feitos deslocamentos de sistemas de energia elétrica, poços de água, dutos de gás, redes de esgoto e sistema de reúso de água. Com esses deslocamentos concluídos, será possível iniciar a segunda etapa da obra, que são as escavações.
Segunda fase
A segunda fase, que começa no dia 19 de novembro – véspera do feriado da Consciência Negra –, envolve a escavação e concretagem das estacas, quando serão utilizados 7,3 mil m³ de concreto e 850 toneladas de ferro.
Esse conjunto dará origem a 30 quilômetros de estacas perfuradas no solo, distribuídas em 1.650 peças, que formarão as paredes de sustentação dos mergulhões, abaixo do nível do solo.
A data para início da segunda fase foi escolhida para dar tempo aos usuários de se acostumarem com as mudanças.
“Por que começar no dia 19 de novembro? Dia 20 é Dia da Consciência Negra, é um feriado, numa quinta-feira. Então, quarta, à meia-noite, a gente já começa a fazer essa virada. Durante o feriado, todos os usuários ali já começam a se acostumar. Então, quinta, sexta, sábado e domingo vão ser um período de adaptação, para segunda-feira ser o primeiro dia útil da alteração”, detalhou o secretário.
Para garantir que a nova organização do trânsito flua de maneira mais tranquila, a Secretaria Municipal de Obras (Semob) vai trabalhar em conjunto com a Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) e com a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu).
A Setran deve garantir as alterações nos semáforos, cuidando da sincronização e do tempo semafórico, e a Semsu vai mobilizar uma presença maior de guardas municipais.

O que muda no trânsito a partir de 19 de novembro
1. Para os motoristas que seguem do Centro de Vitória para Jardim Camburi, o caminho é o mesmo. Continua com três faixas.
2. Para quem segue do Centro de Vitória para a Serra, nada mudou também. É só entrar à esquerda na Norte-Sul.
3. Para o motorista que sai de Jardim Camburi para a Serra, o caminho é o mesmo. É só entrar à direita na Norte-Sul.
As mudanças começam aqui:
4. Quem vem da Serra para o Centro de Vitória pela Norte-Sul, seguirá em duas faixas até a Avenida Dante Michelini, acessando à direita o novo trecho viário, que foi construído para ser permanente.
5. O motorista que segue de Jardim Camburi para o Centro, deve entrar à direita na Norte-Sul, e logo adiante fazer o retorno à esquerda, para voltar para a avenida Dante Michelini.
6. O motorista que vem da Serra para Jardim Camburi, deve seguir pela avenida Dante Michelini e usar o retorno do aeroporto para acessar a avenida Adalderto Simão Nader, voltando pela avenida Dante Michelini em direção a Jardim Camburi.

Rota segura para ciclistas
Os ciclistas que seguem no sentido Serra-Vitória pela Norte-Sul terão que deixar a ciclovia da Norte-Sul no semáforo da rua Carlos Gomes Lucas (Posto BR) e acessar a calçada compartilhada até a avenida Dante Michelini, onde deverão acessar o semáforo da rua Carlos Martins fazendo a travessia para a ciclovia do calçadão de Camburi. Essa é a rota mais curta e mais segura.
Terceira fase
A terceira fase finalizará o acesso do mergulhão ao bairro Jardim Camburi. O retorno próximo à Rua Carlos Martins será mantido para quem vem do centro de Vitória poder acessar a Avenida Norte-Sul.
Para quem vem do Parque da Vale, pode se manter à direita para acessar a faixa na rua Gelu Vervloet dos Santos (atualmente essa faixa é destinada para estacionamento local), permitindo acessar as faixas concluídas na primeira fase.
Objetivo do Mergulhão
O objetivo do empreendimento é melhorar a circulação de veículos, pedestres e ciclistas, aumentando a fluidez do tráfego da região Norte de Vitória, beneficiando diretamente o bairro Jardim Camburi, com uma livre passagem entre as avenidas Gelu Vervloet (Norte-Sul) e Dante Michelini. O investimento é de R$ 77,5 milhões.
O secretário afirmou que a pasta projeta que em 10 ou 15 anos o fluxo de veículos na região do mergulhão será ainda maior, devido a obras na cidade da Serra e no entorno da Norte-Sul. “A gente precisa fazer essas intervenções, justamente para mitigar esses efeitos que a gente já identificou nos nossos estudos de tráfego, quando você faz a projeção do crescimento que vai acontecer na região.”
Como ficará
A nova interseção manterá os três sentidos de circulação já existentes, com três faixas de rolamento, e acrescentará duas passagens inferiores — o Mergulhão 01 e o Mergulhão 02. Esses mergulhões permitirão que os veículos circulem sem cruzamentos em nível com a avenida Dante Michelini, garantindo maior fluidez e segurança no trânsito.
O Mergulhão 01 será utilizado pelos veículos que vêm da BR-101 (Bairro de Fátima) em direção a Tubarão.
Esses motoristas acessarão uma rampa descendente, seguirão pela passagem inferior sob a pista esquerda da avenida Dante Michelini (sentido Tubarão) e pela alça de acesso à BR-101 (fluxo de Jardim da Penha).
Após atravessar o mergulhão, o trajeto continua por uma rampa ascendente até retornar ao nível atual da avenida Dante Michelini.
O Mergulhão 02 atenderá os veículos que saem de Jardim da Penha em direção à BR-101. Nesse caso, após passar pela laje superior do Mergulhão 01, os motoristas seguirão por uma rampa descendente até acessar a passagem inferior.
O trajeto atravessa sob a pista esquerda da avenida Dante Michelini (sentido Tubarão) e, ao final, a rampa ascendente levará o veículo de volta ao nível atual da avenida Gelu Vervloet.
Transparência
Para garantir transparência e participação popular, a Prefeitura afirma que realizou seis encontros com a comunidade, quando foram apresentados os projetos, os estudos de tráfego, o impacto no trânsito e as licenças ambientais necessárias.
Em uma sétima oportunidade, o assunto foi debatido na Assembleia Legislativa, no último dia 3 de setembro.
Licenças ambientais
Para execução do empreendimento, a prefeitura garante que foram obtidas todas as licenças e autorizações ambientais exigidas, incluindo o Plano de Controle Ambiental, licenças municipais e federais, autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para achados arqueológicos, licença da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para uso de área aeroportuária, além das autorizações específicas para manejo de fauna e extração de vegetação.