Mais da metade dos mortos em acidentes na BR-101 no Espírito Santo são motociclistas. Os dados são de um levantamento realizado pela Ecovias Capixaba, que registrou 2.695 acidentes entre os meses de janeiro e agosto de 2025, resultando em 82 mortes e 1.569 pessoas feridas no trecho administrado pela concessionária. Os números são relativos aos meses de janeiro a agosto de 2025.
O levantamento mostra que 52% das vítimas fatais são motociclistas, seguidos por ocupantes de carros ou caminhões (30%) e pedestres (17%). A maioria das mortes ocorreu entre homens (89%), e 48% das vítimas não utilizavam cinto de segurança no momento do acidente.
As sextas-feiras concentram o maior número de ocorrências, com 467 registros, enquanto os acidentes fatais são mais frequentes aos domingos (16 casos). O período da tarde foi o mais crítico em relação a acidentes em geral (795), enquanto os óbitos ocorreram principalmente durante a noite (28).
Quando analisado o tipo de pista, 56% dos acidentes aconteceram em trechos duplicados e 44% em pistas simples. Já entre os tipos de acidente que mais resultaram em mortes, se destacam a colisão frontal e o atropelamento de pedestres, cada uma com 20 óbitos.
O capitão da Polícia Militar Anthony Costa, especialista em segurança viária, analisa que os motociclistas estão entre os condutores mais frágeis do trânsito, por estarem com o corpo totalmente suscetível a possíveis impactos. Somada a isso, a imprudência potencializa muito os riscos.
Eles se comportam como se fossem imortais. O comportamento que testemunhamos em nosso dia a dia são motociclistas que pilotam com extrema imprudência e negligência às normas básicas de segurança no trânsito: não respeitam sinalização, transitam na contramão e excedem velocidade, inclusive no chamado corredor. Muitos não utilizam o capacete da forma adequada, entre outras condutas arriscadas.”
Anthony Costa, capitão da PM especialista em segurança viária
Prática do corredor é apontada como mais polêmica
O comportamento mais polêmico dos motociclistas é a prática conhecida como corredor, em que os pilotos transitam entre os veículos. Costa explica que transitar no corredor, por si só, não é uma infração.
“Essa é uma prática infracional quando o motociclista gera risco de dano, ou seja, quando excede a velocidade em relação aos demais veículos ou quando não respeita os espaços entre os veículos.”
Ele sugere que os motociclistas adotem uma condução mais defensiva no trânsito e tenham a consciência de que as consequências de um eventual acidente podem ser graves, quando não fatais.
Orientações do especialista para evitar acidentes com motos
- Prever comportamentos de outros usuários das vias, inclusive pedestres;
- Utilizar sempre os retrovisores antes de executar manobras ou mesmo quando estiverem parados no semáforo;
- Respeitar os espaços e a velocidade da via;
- Ter certeza de que foi visto antes de realizar uma manobra;
- Jamais ficar em pontos cegos dos outros motoristas, especialmente de caminhões;
- Fazer a manutenção correta da motocicleta;
- Utilizar de forma adequada os equipamentos de proteção individual, desde o capacete afivelado até calçados fechados e luvas.
Confira o gráfico com os dados do levantamento:
Semana Nacional do Trânsito com evento gratuito
A Ecovias Capixaba realiza, no próximo dia 20 de setembro, um evento aberto ao público para marcar a Semana Nacional do Trânsito, com atividades voltadas para a conscientização sobre segurança viária.
A ação acontece no Parque da Vale, em Jardim Camburi, Vitória, das 8h30 às 12h, com atrações gratuitas para toda a família. Entre elas, estão o simulador de impacto, minipista educativa, jogo da memória e teatro educativo.