Veja vídeo

Motorista de ônibus é reprovado no bafômetro após acidente em Vitória

Veículo transportava 24 estudantes e três professores, e seguia para o interior do Estado após uma visita pedagógica na Grande Vitória

Leitura: 3 Minutos
Motorista de ônibus escolar testa positivo para álcool (Foto: Guarda Municipal de Vitória)
Motorista de ônibus escolar testa positivo para álcool (Foto: Guarda Municipal de Vitória)

Um ônibus que transportava 27 pessoas, entre estudantes e professores, se envolveu em um acidente com um carro na noite de terça-feira (1º), na Avenida Princesa Isabel, no Centro de Vitória. Apesar da batida, ninguém ficou ferido. No entanto, o motorista do coletivo testou positivo para ingestão de álcool.

De acordo com a Guarda Civil Municipal de Vitória, o ônibus seguia em direção a Conceição do Castelo, na região Serrana do Espírito Santo, após uma visita pedagógica realizada por 24 alunos do Ensino Médio e três professores na Grande Vitória.

O acidente ocorreu quando o coletivo colidiu na lateral de um carro enquanto deixava a Capital. Câmera de segurança mostraram o atendimento da Guarda ao local do acidente.

Confira o circuito:

Após o acionamento da equipe de trânsito, os dois condutores foram submetidos ao teste do bafômetro. O exame realizado no motorista do ônibus, de 43 anos, indicou a presença de 0,22 miligrama de álcool por litro de ar expelido, índice que configura infração administrativa, mas não crime de trânsito, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O resultado aponta infração administrativa, com multa e medidas cabíveis, mas não configura crime, que só ocorre a partir de 0,34 mg/L, explicou o guarda municipal Medeiros, da equipe setorial da Guarda de Vitória.

Diante da constatação, o motorista do ônibus foi impedido de continuar a viagem. A empresa responsável pelo transporte enviou outro motorista para conduzir o grupo de volta à cidade de origem.

O gerente de Trânsito da Guarda de Vitória, Marcelo Paraguassu, destacou a importância da fiscalização nesse tipo de situação. “O controle do trânsito vai além da fluidez. É também zelar pela segurança de quem trafega. A presença da equipe no momento certo evitou o que poderia se transformar em uma tragédia na estrada”.

Multa de R$ 2,9 mil e suspensão da CNH

O motorista do ônibus foi autuado por dirigir sob influência de álcool, infração considerada gravíssima pelo artigo 165 do CTB. A penalidade inclui multa de R$ 2.934,70 e suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por 12 meses.

Embora tenha sido flagrado dirigindo após consumir bebida alcoólica, o condutor não foi preso. Isso porque, segundo o artigo 306 do CTB, a infração só se torna criminal quando o resultado do bafômetro aponta índice igual ou superior a 0,34 mg/L — o que não ocorreu no caso.

Para Marcelo Paraguassu, o episódio serve de alerta:

É de conhecimento público que o álcool altera a capacidade de reação de qualquer pessoa, em especial quando se assume o volante. Um ônibus cheio estava sob a responsabilidade deste condutor, que colocou a si e aos demais em risco. A Guarda de Vitória trabalha intensamente para evitar feridos e mortes no trânsito com fiscalização contínua.

A ocorrência foi registrada pela Guarda Civil Municipal e o caso será encaminhado às autoridades competentes.

Leiri Santana, repórter do Folha Vitória
Leiri Santana

Repórter

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.