Projeto de construção (Foto: Divulgação)
Projeto de construção (Foto: Divulgação)

O Governo do Espírito Santo autorizou, nesta quinta-feira (27), o início das obras do Expresso GV – Corredor Metropolitano Sul, nova infraestrutura de mobilidade que será implantada ao longo da Avenida Carlos Lindenberg, conectando Vila Velha e Cariacica.

Com 6,5 quilômetros de extensão, o corredor é apontado como a maior intervenção já realizada na mobilidade da Grande Vitória e promete reorganizar o fluxo de transporte público entre os dois municípios, reduzindo o tempo de viagem do Transcol pela metade. A previsão de entrega da obra é para 2027.

Durante a assinatura da ordem de serviço, na manhã desta quinta, o governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou que a Avenida América, em Cariacica, ganhará um elevado para que os condutores possam acessar a Avenida Carlos Lindenberg, em Vila Velha.

O investimento total é de R$ 298 milhões, financiado pelo BNDES. O projeto prevê ainda a construção de 12 plataformas de embarque (seis em cada sentido da avenida), um segundo viaduto de 530 metros e uma ciclovia que ligará a Terceira Ponte a Cariacica pela Avenida Carlos Lindenberg.

A avenida será totalmente requalificada. Teremos seis estações, uma reorganização completa de margem a margem e um trânsito muito mais organizado. O corredor vai fortalecer a ligação entre Vila Velha e Cariacica e garantir uma conexão mais eficiente para quem utiliza a via todos os dias.”

Renato Casagrande, governador do Espírito Santo

Como será o novo corredor

O Expresso GV terá início na Glória, em Vila Velha, com a primeira estação localizada em frente ao Terminal do Ibes, e seguirá até o Terminal de Jardim América, em Cariacica.
As plataformas ficarão instaladas no canteiro central da Carlos Lindenberg.

Segundo o projeto, a avenida manterá três faixas para o tráfego geral na maior parte da avenida; apenas nos trechos das plataformas haverá redução para duas faixas.

Os dois novos viadutos serão ligados à Segunda Ponte, permitindo uma conexão direta entre Jardim América e a avenida Carlos Lindenberg, reduzindo interferências no trânsito local.

Impacto para os passageiros

Não será necessária a criação de uma nova frota específica: os ônibus que utilizarão o corredor ganharão identidade visual própria. O tempo de deslocamento deverá cair pela metade.

As prefeituras de Vila Velha e Cariacica serão responsáveis pelas obras complementares de infraestrutura para integrar as vias municipais ao corredor.

Leiri Santana, repórter do Folha Vitória
Leiri Santana

Repórter

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.