
A ordem de serviço para iniciar a reforma e ampliação do Terminal de Carapina, na Serra, deve sair até março deste ano. A informação foi divulgada pelo secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, em entrevista ao Folha Vitória.
A previsão é que a obra seja entregue à população até setembro de 2027. Segundo a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), o terminal vai passar por uma revitalização completa.
Damasceno explicou que, diferentemente do Terminal do Ibes, que está passando por uma reforma sem ampliação, o Terminal de Carapina vai ganhar uma área de mais de 6 mil m² com a aquisição de um terreno que fica ao lado do terminal.
Ideia inicial era construir em outro terreno
A ideia inicial da Semobi era construir um novo terminal em outro terreno, às margens da BR-101, na altura da Unidade de Pronto Atendimento (Upa) de Carapina, no sentido Vitória. Mas o secretário explicou que haveria uma disputa judicial sobre o terreno, que deixaria o processo mais caro e mais demorado.

A gente optou por ampliar porque tinha uma área disponível ao lado dele para ampliação. Para você construir um novo, você tem que começar do zero. Então ficou mais em conta reformar e ampliar. E operacionalmente, você entrega mais rápido para a população. O Ibes a gente reformou porque não tem outra opção. Em Carapina, nós já estamos adquirindo uma área ao lado de 6 mil m². Vai ser um terminal muito grande.
Fábio Damasceno, secretário de Mobilidade e Infraestrutura
Mas, como em toda reforma, haverá transtornos. O secretário explicou que a obra será feita em etapas e que o cronograma será divulgado assim que for dada a ordem de serviço.
“Primeiro a gente tem que fazer uma ampliação de plataformas, para usar as plataformas novas e depois fazer as reformas. Assim como fizemos no Ibes: interdita um lado, transfere as linhas para o outro. Não tem jeito. Terminal é assim. É trocar o pneu com o ônibus andando. Dá uma congestionada? Dá. Dá uma atrapalhada? Dá. Mas é por um período curto”, detalhou.
Além da ampliação do espaço, o projeto prevê melhorias na drenagem, pavimentação em concreto, reforma dos banheiros, lojas e adequações estruturais e de acessibilidade, seguindo o modelo de modernização aplicado no Terminal do Ibes.
O valor a ser investido na obra ainda não foi divulgado.
Reforma do Terminal do Ibes termina até abril
A reforma do Terminal do Ibes, em Vila Velha, está na fase final. De acordo com Damasceno, até o final de abril as obras no local serão encerradas. “Espero até abril estar entregando o Terminal do Ibes, a reforma geral. O pessoal já está usando a plataforma que está pronta, a aceitabilidade foi um sucesso”, disse o secretário.