Trânsito

Novo viaduto e passarela devem facilitar acesso à Terceira Ponte em Vila Velha

Obras estão incluídas no projeto do corredor exclusivo para ônibus que ligará a Terceira Ponte à avenida Carlos Lindenberg

Leitura: 3 Minutos
Terceira Ponte
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Um novo viaduto e uma passarela podem ser construídos na Avenida Carioca para ajudar a solucionar os congestionamentos nos acessos à Terceira Ponte, em Vila Velha. A proposta foi confirmada pela prefeitura.

As estruturas devem melhorar o fluxo de veículos, reduzir o tempo de retenção nos semáforos, além de aumentar a segurança dos pedestres que circulam pela região.

A construção da passarela e do viaduto está incluída no projeto do corredor exclusivo para ônibus contemplado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que destinou R$ 143 milhões ao município para intervenções de mobilidade urbana.

O corredor exclusivo de ônibus, com 7,5 quilômetros de extensão, ligará a Terceira Ponte à Avenida Carlos Lindenberg, passando por vias estratégicas como a rua Europa, a Avenida Gonçalves Ledo e a Avenida Getúlio Vargas. A proposta busca priorizar o transporte coletivo e aliviar o trânsito nos principais eixos da cidade.

Outra intervenção prevista é a implantação de uma ciclovia de 3 quilômetros, ligando o Terminal de Vila Velha à estação do aquaviário, na Prainha. A medida visa incentivar o uso de modais sustentáveis e promover mais integração entre os meios de transporte.

Projeto está em fase de estudos

Atualmente, a Prefeitura está na fase de elaboração do projeto executivo, etapa que define com precisão como cada intervenção será realizada. Os estudos incluem levantamentos de engenharia, impacto viário e ambiental, topografia e cálculos estruturais.

A partir da conclusão desses detalhes técnicos, serão definidos os prazos para publicação do edital, processo licitatório e início das obras.

Segundo a administração municipal, o objetivo é priorizar o transporte coletivo, reduzir o tempo de deslocamento dos passageiros, garantir mais fluidez nos principais eixos viários e ampliar a segurança de pedestres e ciclistas.

As intervenções fazem parte do PAC Mobilidade, eixo do programa federal voltado à modernização da infraestrutura urbana em grandes cidades.

PAC Mobilidade

A iniciativa faz parte do PAC Mobilidade, eixo do programa federal que visa financiar projetos estruturantes nas cidades com foco em transporte coletivo, redução de emissões e melhoria da qualidade de vida urbana.

Vila Velha está entre os municípios contemplados com recursos expressivos para modernização da infraestrutura urbana.

Leiri Santana, repórter do Folha Vitória
Leiri Santana

Repórter

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.