Trânsito

Ponte da Passagem: obra para corrigir desnível vai até março de 2026

Para a obra é preciso fazer interdição parcial na ponte, o que já causa reflexo no trânsito. Motoristas enfrentam congestionamentos

Leitura: 3 Minutos
Foto: Gabriel Barros/ Folha Vitória
Foto: Gabriel Barros/ Folha Vitória

Atualização: após publicação desta reportagem, a Prefeitura de Vitória informou que o prazo final da obra havia sido informado errado. A data correta é o primeiro semestre de 2026. O texto foi corrigido.

O desnível presente na Ponte Carlos Lindenberg, mais conhecida como Ponte da Passagem, em Jardim da Penha, Vitória, já está em obras para correção e substituição das juntas de dilatação.

A “falha” na pista foi noticiada em novembro de 2024 no Folha Vitória. Na época, um vídeo mostrava que o desnível, no sentido Centro-Jardim da Penha, provocava “um festival de solavancos” nos veículos que trafegavam pela via.

Veja o flagrante:

Segundo a Secretaria Municipal de Obras (Semobi), o trabalho na Ponte da Passagem é para substituir dois tipos de juntas de dilatação, localizadas no vão central e nas cabeceiras. A obra foi iniciada no dia 15 de setembro e tem previsão de conclusão no primeiro trimestre de 2026, ou seja, no mês de março.

Os trabalhos são realizados inicialmente da Avenida Nossa Senhora da Penha para Avenida Fernando Ferrari e, após conclusão, no sentido contrário.

Prefeitura de Vitória

Interdições e engarrafamentos

A prefeitura informou que foi feita interdição parcial de uma pista e meia, dessa forma, mantendo o fluxo reduzido.

Por conta disso, foi instalada uma sinalização temporária, com placas móveis, cones, tapumes e alertas luminosos, para orientar condutores e pedestres.

Foto: Raul Rodrigues/ Folha Vitória

O reflexo com as interdições já é verificado pelos motoristas e motociclistas que passam pela região. Ao longo dos últimos dias, engarrafamentos na Reta da Penha e nas vias próximas foram registrados.

A prefeitura, em nota, disse que “pequenos incômodos são inevitáveis durante a execução, mas os benefícios serão duradouros: uma ponte mais segura, silenciosa e preparada para seguir servindo à população por muitos anos”.

Ponte foi inaugurada em 2009

A Ponte da Passagem foi inaugurada em 2009 com desenho do engenheiro capixaba Karl Fritz Meyer. Ela é considerada um cartão postal da capital e marco do desenvolvimento de Vitória.

Segundo a Prefeitura de Vitória, com 270 metros de extensão e mais de 22 metros de largura, a ponte desempenha papel fundamental na integração entre a ilha de Vitória e a região continental. Desde a inauguração, a estrutura nunca havia passado por uma intervenção dessa magnitude.

Foto: Gabriel Barros/ Folha Vitória


Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão

Produtora Web

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória