A Prefeitura da Serra anunciou que vai substituir os radares já existentes na futura Avenida Mestre Álvaro, nome que passa a ser adotado no trecho urbano de 32 quilômetros da BR-101. Os equipamentos serão trocados e passarão a ser administrados pela prefeitura.
“Onde tem radar hoje, vai continuar tendo. Essa medida de segurança é para que nós possamos salvar vidas. Nós estamos agora finalizando, junto com o Dnit, a substituição desses equipamentos. Mas onde tem radar continuará tendo radar, só muda a gestão do radar, que passa a ser do nosso departamento”, explicou o prefeito Weverson Meireles.
O acordo da municipalização foi assinado na última sexta-feira (12). A prefeitura anunciou, ainda, que implantará semáforos inteligentes e planeja estabelecer restrição de circulação para veículos pesados como parte das primeiras ações de mobilidade na avenida.
As medidas integram o conjunto de intervenções que serão executadas após a assinatura do acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que transfere ao município a gestão total do traçado. Segundo o prefeito, o objetivo é garantir mais fluidez, segurança e eficiência no corredor.

A prefeitura também avalia implementar restrição de circulação de caminhões e carretas nos períodos de maior movimento. Os estudos preliminares indicam que a limitação pode ser aplicada nos seguintes horários:
- 6h às 9h, pela manhã
- 17h às 19h, no fim do dia
De acordo com Weverson, antes da decisão final será aberto diálogo com o setor produtivo.
Semáforos inteligentes: como vai funcionar
A modernização da sinalização será baseada em sistemas capazes de:
- Ler o volume de veículos em tempo real;
- Ajustar automaticamente o tempo de verde e vermelho;
- Sincronizar todos os semáforos do corredor;
- Aumentar a fluidez e reduzir paradas desnecessárias;
- Monitorar anomalias e registrar dados para planejamento urbano.
A tecnologia será instalada ao longo de todo o eixo da futura Avenida Mestre Álvaro, da região de Carapina até Laranjeiras.
As medidas fazem parte de uma reestruturação maior que transformará a antiga rodovia em avenida urbana. Além dos semáforos inteligentes e da possível restrição de caminhões, o município já confirmou:
- Construção de um mergulhão em Jardim Limoeiro;
- Correção do viaduto antigo de Carapina;
- Implantação de um corredor exclusivo de ônibus entre a Rodovia das Paneleiras e o Terminal de Laranjeiras;
- Investimento inicial estimado em R$ 150 milhões, em parceria com o Governo do Estado.
Próximos passos
Com a municipalização já assinada, o processo segue para homologação pelo Ministério dos Transportes.
A prefeitura afirma que a etapa é formal e que todo o processo técnico já foi concluído com os órgãos federais.