
Os condutores voltaram a ter acesso às câmeras que mostram o trânsito na Terceira Ponte nesta semana. No total, quatro equipamentos mostram aos usuários o fluxo de veículos nas entradas e saídas de Vitória e Vila Velha.
As imagens públicas podem ser acessadas pelos sites da Semobi e da Ceturb-ES (https://terceiraponte.ceturb.es.gov.br). A plataforma mostra frames que são atualizados a cada 30 segundos.
O secretário de Mobilidade e Infraestrutura do Espírito Santo, Fábio Damasceno, esclareceu, em entrevista ao Folha Vitória, que não haverá câmera no vão central da ponte nem na ciclovia disponíveis para os usuários.
Segundo ele, o objetivo das câmeras é mostrar exatamente onde os congestionamentos acontecem.
As câmeras disponibilizadas são as quatro que mostram os acessos e saídas, tanto em Vila Velha quanto em Vitória. O vão central geralmente não tem problema de congestionamento, porque não é ele que afeta. Para acompanhar o fluxo, é preciso olhar as entradas e saídas.
Fábio Damasceno, secretário de Mobilidade e Infraestrutura
Sobre a ciclovia, o secretário informou que o espaço já é monitorado pela central da Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), mas as imagens não são liberadas ao público.
“A ciclovia é totalmente monitorada, mas isso é para a operação interna. Para a população, só disponibilizamos as quatro câmeras ligadas ao fluxo de veículos, que foi o que nos pediram”, explicou.
Possibilidade de expansão
Questionado sobre a instalação de câmeras também na Rodovia do Sol, Damasceno afirmou que o projeto está em estudo, mas ainda não há previsão para abertura ao público.
Vamos instalar câmeras na Rodovia do Sol, mas ainda não temos um quantitativo definido e nem se haverá liberação para acesso popular. Por enquanto, o foco é a Terceira Ponte.
Fábio Damasceno
O secretário também reforçou que as câmeras da Semobi funcionam de forma ininterrupta, 24 horas por dia, todos os dias do ano, e têm uso amplo: além de apoiar a mobilidade urbana, também são acionadas em situações de emergência, como no envio de guinchos e ambulâncias, e contribuem para a segurança pública.