Terminal aquaviário Vila Velha Parque da Prainha
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

A Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) está estudando, junto com a Prefeitura de Vila Velha e a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb), uma alternativa para melhorar a acessibilidade à estação do Sistema Aquaviário que fica na Prainha.

Desde a implantação do sistema, em agosto de 2023, há relatos da população local de que a única linha do Transcol que passa na área da Prainha (635 – Terminal Vila Velha/Prainha) é insuficiente para garantir a verdadeira integração do sistema de transporte público e dar à população de Vila Velha a possibilidade de usar o aquaviário no seu dia a dia.

Há linhas da Viação Sanremo que passam por aquela área, mas para utilizá-las, o usuário do aquaviário precisa pagar uma nova passagem, já que a integração do Transcol com a Sanremo ainda não aconteceu.

Semobi estuda nova linha com micro-ônibus

O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, conversou com o Folha Vitória e revelou que está estudando a possibilidade de criar uma nova linha que irá operar com micro-ônibus na área da Prainha.

Segundo o secretário, há uma barreira na região do Sítio Histórico da Prainha que impede o aumento na circulação de veículos pesados: a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, que é a capela mais antiga do Espírito Santo e foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O secretário esclareceu que a circulação de ônibus convencionais perto da igreja é proibida porque provoca trepidação e pode danificar a estrutura histórica.

A gente tem um problema de acessibilidade na Prainha que não é um problema nosso. Algumas ruas ali a gente não pode usar por causa da Igreja Nossa Senhora do Rosário. Tem um problema de trepidação de veículo pesado. Então você tem que chegar com o veículo perto, mas não pode chegar tão perto como a gente chega no Aquaviário da Praça do Papa. Estamos estudando com a Prefeitura de Vila Velha e com a Ceturb a possibilidade de criar uma linha direto do Terminal de Vila Velha com um micro-ônibus que passaria por essas vias, mas temos que ver se vai ser permitido.

Fábio Damasceno, secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura

O secretário explicou que, mesmo já havendo uma linha que liga a Prainha ao Terminal de Vila Velha, a nova linha também deve ir até o Terminal. “Para aumentar a frequência e dar acessibilidade às pessoas, teria que ser Terminal de Vila Velha/Prainha ou Aquaviário/Terminal de Vila Velha, porque lá no Terminal de Vila Velha você tem integração com várias linhas. Seria uma linha a mais para um trecho curto”, explicou.

O secretário lembrou que atualmente o local também conta com a linha 676 (Terminal Vila Velha/Crefes via Prainha/Circuito Cultural – Circular), que circula aos fins de semana e feriados.

Patricia Maciel

Repórter

Jornalista formada em 2011, com experiência nas principais empresas de comunicação do Espírito Santo. Também atuou como assessora de comunicação e social media.

Jornalista formada em 2011, com experiência nas principais empresas de comunicação do Espírito Santo. Também atuou como assessora de comunicação e social media.