Primeiro dia de prova do Enem 2024 no ES: redação
Primeiro dia de prova do Enem 2024 no ES | Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (9), vai alterar a rotina do trânsito e do transporte público na Grande Vitória. A expectativa de grande movimentação de estudantes nos locais de prova levou prefeituras e órgãos de transporte a montarem esquemas especiais para garantir fluidez nas vias e facilitar o deslocamento dos candidatos.

Transporte gratuito e reforço no Transcol

Os estudantes que farão o Enem nos dias 9 e 16 de novembro terão gratuidade no transporte público metropolitano, desde que possuam o cartão de estudante do GVBus. A iniciativa busca facilitar o acesso aos locais de prova e evitar atrasos.

A Ceturb-ES também vai reforçar o sistema Transcol, com 12 ônibus de reserva distribuídos estrategicamente entre os terminais da Grande Vitória. Os veículos ficarão à disposição e serão liberados conforme a demanda.

Confira a distribuição dos ônibus extras:

  • Vila Velha: 3 ônibus
  • Jacaraípe: 3 ônibus
  • Itaparica: 2 ônibus
  • Itacibá: 2 ônibus
  • Laranjeiras: 1 ônibus
  • Campo Grande: 1 ônibus

Trânsito com atenção redobrada

Com o aumento esperado no fluxo de veículos entre 12h e 13h — horário de abertura e fechamento dos portões dos locais de prova —, as prefeituras da Grande Vitória já anunciaram medidas preventivas para evitar congestionamentos e facilitar o acesso dos candidatos.

Em Vitória, a Prefeitura suspendeu a montagem das ruas de lazer e ciclofaixas neste domingo. A decisão tem como objetivo manter as vias livres e o tráfego fluindo com mais agilidade durante o deslocamento dos estudantes.

Em Vila Velha, a rua de lazer da Praia de Itaparica também não funcionará no dia da prova.

Já nos municípios da Serra e Cariacica, os agentes de trânsito estarão posicionados em pontos estratégicos para orientar o tráfego, mas sem previsão de grandes interdições.

Orientação aos candidatos

As autoridades recomendam que os estudantes saíam de casa com antecedência, considerando possíveis imprevistos no trânsito e o tempo de deslocamento até o local de prova.

Os portões serão abertos às 12h e fechados pontualmente às 13h — e quem se atrasar não poderá fazer o exame.

Leiri Santana, repórter do Folha Vitória
Leiri Santana

Repórter

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.