
O trecho da BR-101 entre os quilômetros 247,8 ao 278,3 será municipalizado na Serra até o dia 8 de dezembro. A informação foi confirmada ao Folha Vitória nesta quarta-feira (26) pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
A municipalização acontecerá dois anos após o previsto. As estimativas iniciais eram de que a transferência ocorresse paralelamente à inauguração do Contorno do Mestre Álvaro, que aconteceu em dezembro de 2023.
Nesta quarta-feira (26), a Ecovias Capixaba assumiu a administração do Contorno do Mestre Álvaro e, com isso, o trecho entre os quilômetros ao 247,8 ao 278,3, antes administrado pela concessionária, foi devolvido ao DNIT.
A devolução do trecho ao DNIT era uma das etapas oficiais para a municipalização, que será concluída nas próximas semanas.
“Pelo mesmo acordo, o trecho urbano da BR-101/ES, na Serra (km 247,8 ao km 278,3) foi devolvido pela Ecovias e está sendo preparado para a transição de gestão ao DNIT, que, junto da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), acompanha o processo. Assim que concluídas as avaliações técnicas, o trecho será transferido até o dia 8 de dezembro para a Prefeitura da Serra, por intermédio de processo de doação”, informou o DNIT por nota.
Em setembro deste ano, a transferência já estava prevista, uma vez que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) havia informado que o contrato de concessão da rodovia já havia sido repactuado.
Avenida Mestre Álvaro
Assim que passar para a gestão da Prefeitura da Serra, o trecho terá outro nome: Avenida Mestre Álvaro e cortará mais de 30 bairros na cidade.
Em setembro deste ano, o prefeito Weverson Meireles afirmou que a prefeitura já estava preparada para receber o trecho e que algumas medidas já estavam sendo tomadas.
Ainda de acordo com ele, também é realizado o levantamento da qualidade da pavimentação que receberá obras para melhorar a mobilidade no local.
As intervenções passarão por pontos estratégicos da cidade, como a Avenida dos Metalúrgicos e a Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes.
“A grande conquista do município vai acontecer em parceria com o governo do Estado, com as intervenções de mobilidade que faremos, projetos já em reta final. Vamos iniciar no antigo Viaduto de Carapina e instalar um mergulhão na altura da Avenida dos Metalúrgicos e Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes”, disse Weverson.
Bairros interligados por nova avenida
Ainda não há o número exato de bairros interligados pela nova avenida, mas supera os 30. Dentre eles, estão:
- Carapina
- André Carloni
- Eurico Salles
- Nossa Senhora de Fátima
- Jardim Limoeiro
- Central Carapina
- Jardim Tropical
- José de Anchieta
- Valparaíso
- Colina de Laranjeiras
- Laranjeiras Velha
- Taquara I
- Taquara II
- Barcelona
- Pitanga
- Barro Branco
- Mestre Álvaro
- Nova Carapina I
- Nova Carapina II
- Cidade Pomar
- Campinho da Serra I
- Campinho da Serra II
- Planalto Serrano – Bloco A
- Vista da Serra
- Centro da Serra
- São Domingos
- Jardim Guanabara
- Jardim Bela Vista
- Jardim da Serra
- Divinópolis
- Belvedere