
A municipalização de um trecho de 32 quilômetros da BR-101 que corta a Serra já é uma realidade. O acordo foi assinado na última sexta-feira (12) e, após a formalização, a Prefeitura da Serra divulgou em suas redes sociais um vídeo que mostra como a via deve ficar após as intervenções previstas.
Com a mudança, o trecho deixa de ser rodovia federal e passa a se chamar Avenida Mestre Álvaro. A proposta inclui a construção de um novo mergulhão, a readequação do viaduto de Carapina e a implantação de um corredor exclusivo para ônibus.
Segundo o prefeito Weverson Meireles, apesar de ser uma reivindicação antiga da população, esta é a primeira vez que a Serra assume efetivamente a gestão do trecho. A municipalização permite que o município tenha autonomia para executar obras, reordenar o tráfego e planejar o desenvolvimento urbano ao longo da via.
Veja como ficará:
Novo mergulhão e mudanças no viaduto de Carapina
Entre as principais intervenções está a construção de um mergulhão no ponto de maior concentração de tráfego pesado e fluxo industrial. A solução de engenharia é semelhante à executada na Rotatória do Ó e tem como objetivo reorganizar o trânsito entre a Avenida dos Metalúrgicos e a Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, reduzindo conflitos viários e melhorando a fluidez.
Outra mudança prevista é a correção do viaduto antigo de Carapina, que deixará de lançar o tráfego diretamente na pista principal da avenida. Com a intervenção, o fluxo será direcionado para a via marginal, o que deve diminuir retenções e aumentar a segurança no trecho.
As obras fazem parte de um pacote estimado em R$ 150 milhões, desenvolvido em parceria com o Governo do Estado.
Corredor exclusivo para ônibus
O projeto também prevê a implantação de um corredor exclusivo de ônibus, ligando a Rodovia das Paneleiras ao Terminal de Laranjeiras. De acordo com a prefeitura, o projeto está em fase final de elaboração pela Secretaria de Estado de Mobilidade (Semobi) e seguirá para análise legislativa e conclusão do projeto executivo.
A expectativa é que o corredor reduza o tempo de deslocamento e traga mais previsibilidade ao transporte coletivo, priorizando quem utiliza ônibus diariamente.
Próximos passos e impactos urbanos
Após a assinatura do acordo, o processo segue agora para homologação junto ao Ministério dos Transportes. Segundo a prefeitura, as etapas técnicas e operacionais já foram concluídas.
Com a municipalização, o trecho passa a ser tratado como avenida urbana, o que permite à administração municipal implementar projetos de requalificação viária, modernização da sinalização semafórica, novas conexões, melhorias para o tráfego de veículos pesados e ordenamento do entorno.
A gestão municipal afirma que a meta é transformar a Avenida Mestre Álvaro no maior corredor comercial do Espírito Santo, integrando mobilidade, desenvolvimento econômico e planejamento urbano.