Uma nova fase de construção do contorno de São Domingos, na BR-101, na Serra, foi iniciada e tem previsão de conclusão para janeiro de 2027. O investimento é de R$ 85,3 milhões, em parceria com o Governo do Estado.
A intervenção vai conectar Serra Sede, Residencial Centro da Serra e a BR-101, contornando o bairro São Domingos. No trecho, foi dado início à fundação de dois viadutos, um para cada sentido.
O objetivo da obra é melhorar o acesso aos bairros, reduzir congestionamentos e conflitos nas interseções, especialmente na BR-101, além de garantir maior segurança para pedestres, ciclistas e motoristas.
Segundo a Prefeitura da Serra, o novo contorno também promete promover o desenvolvimento social e econômico da região e fortalecer a conectividade entre Serra Sede, a região litorânea de Jacaraípe e bairros adjacentes.
O trecho deve ter extensão total de quase 6,9 km. Além disso, haverá duplicação de um trecho de 1,6 km da avenida Audifax Barcelos, entre a rua Acácia Francesa e cerca de 260 metros após a rua Cerejeira.
Também serão implantados dispositivos de drenagem para escoamento das águas pluviais e de uma nova sinalização horizontal e vertical. As obras incluem ainda áreas para passeios públicos com acessibilidade e 6,9 km de ciclovia.
Segundo a secretária municipal de Obras, Izabela Roriz, o contorno de São Domingos integra um grande projeto de fomento à expansão da qualidade e estrutura da mobilidade urbana da Serra.
Este projeto faz parte de um planejamento estratégico para melhorar a mobilidade urbana. Com essa obra, esperamos não só otimizar o tráfego e facilitar o deslocamento diário, mas também fomentar o desenvolvimento econômico e social da região,
afirma a secretária.