Um motorista que passava pela Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, em Bento Ferreira, em Vitória, na manhã desta sexta-feira (24), flagrou uma cena perigosa: um patinador que resolveu “pegar carona” na traseira de um ônibus do sistema Transcol para ir mais rápido de um ponto a outro na avenida.

De acordo com o motorista que registrou a cena, o ônibus da linha 505, que faz o trajeto entre o Terminal de Laranjeiras (Serra) e o Terminal de Itacibá (Cariacica), via Camburi/Beira-Mar, havia parado em um ponto e o rapaz de patins ficou esperando o coletivo sair.

Assim que o ônibus deu a partida, o patinador se agarrou na traseira e seguiu junto com ele até outra parada.

Foto: Leitor Folha Vitória

Riscos da prática

A prática de “pegar um bonde” em veículos em movimento pode trazer perigo a quem se arrisca. De acordo com o capitão Anthony M. Costa, especialista em Segurança Viária, qualquer freada brusca, desnível ou buraco na pista pode provocar uma queda e o resultado pode ser fatal.

Para motoristas que trafegam ao lado de quem realiza a prática, também há riscos. Dependendo da velocidade e circunstância de tráfego, pode ocasionar um atropelamento, por exemplo.

O especialista também alerta que apesar de não haver risco para os passageiros do ônibus, motoristas que permitem a prática cometem infração grave.

“Na prática, para o motorista do ônibus e passageiros risco nenhum.
A conduta dolosa de motorista que leva pessoas nas partes externas do veículo é uma infração de trânsito. Contudo, na maioria das vezes, o condutor de veículos grandes nem percebe que há alguém se segurando”
, disse.

Guilherme Lage, repórter do Folha Vitória
Guilherme Lage

Repórter

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.