Vila Velha não vai cancelar as mais 16 mil multas dos seis novos radares Vila Velha não vai cancelar as mais 16 mil multas dos seis novos radares Vila Velha não vai cancelar as mais 16 mil multas dos seis novos radares Vila Velha não vai cancelar as mais 16 mil multas dos seis novos radares
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

As mais de 16 mil multas aplicadas pelos seis novos radares instalados em Vila Velha há pouco mais de um mês serão mantidas. A informação é da prefeitura da cidade e o anúncio vem após a suspensão do funcionamento dos equipamentos.

Segundo a prefeitura, desde que os radares foram instalados, os seis radares aplicaram 14.046 multas por excesso de velocidade.

A maioria das autuações — 11.434 casos (71,3%) — foi por excesso de velocidade de até 20% acima do limite permitido. Outras 2.373 infrações ocorreram por velocidade entre 20% e 50% acima do limite, e 239 por velocidade superior a 50%.

Os equipamentos também registraram 1.730 autuações por avanço de sinal vermelho e 254 por parada sobre a faixa de pedestres.

Em relação às multas já aplicadas, o secretário de Defesa Social e Trânsito, major Rogério Gomes, explicou que elas serão processadas normalmente.

“As autuações registradas pelos equipamentos eletrônicos, devidamente aferidos e certificados pelo Inmetro, gozam de presunção de veracidade e legitimidade”, ressaltou.

Na noite desta segunda-feira (20), o prefeito Arnaldinho Borgo anunciou a suspensão dos novos radares e afirmou que os equipamentos só voltam a multar no dia 1º de dezembro. De acordo com Arnaldinho, até essa data os radares funcionarão apenas de forma educativa, sem multar condutores.

A prefeitura informou, ainda, que vai modificar os limites de velocidade de três dos seis novos radares. Com a alteração, o limite de velocidade em cinco dos equipamentos será de 60 km/h.

A exceção será apenas para o radar instalado entre a Avenida Estudante José Júlio de Souza e a Rua Deolindo Perim, em Itapuã – único que permanece com limite de 40 km/h.

Novos radares são instalados em avenidas de Vila Velha
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

A mudança vem após reclamações de motoristas sobre o número de multas aplicadas nos locais que receberam os novos equipamentos.

A prefeitura também informou que toda a sinalização das vias será refeita de acordo com os novos limites de velocidade até a data anunciada.

Prefeitura defende instalação de radares

Apesar das reclamações, a prefeitura defende a instalação dos equipamentos e afirma que houve uma significativa redução no número de acidentes nos trechos contemplados pelos radares.

Desde a ativação dos equipamentos, em 10 de setembro, a prefeitura afirma que não houve registro de acidentes com vítimas nos locais monitorados. Antes da implantação, a média era de um acidente por dia. Nos últimos dois anos, quase mil ocorrências foram registradas nesses seis pontos.

A prefeitura também informou que a proporção de veículos multados é considerada baixa.

Em 40 dias de funcionamento, mais de 3,6 milhões de veículos passaram pelos equipamentos, e apenas 0,4% dos condutores foram multados. No total, pouco mais de 16 mil infrações foram registradas, principalmente por excesso de velocidade e avanço de sinal vermelho.

Prefeitura de Vila Velha, em nota

“Esses números mostram que não existe ‘indústria da multa’ em Vila Velha. O foco é educar, conscientizar e proteger vidas. Só é penalizado quem realmente desrespeita as leis de trânsito”, defendeu a comandante da Guarda Municipal, Landa Marques.

Confira os locais onde estão os radares e a mudança nos limites de velocidade:

  • Rua Luciano das Neves x Av. Saturnino Rangel Mauro, em Itaparica – limite era de 60 km/h e permanece em 60 km/h;
  • Rua Luciano das Neves x Av. Santa Leopoldina, em Coqueiral de Itaparica – limite era de 60 km/h e permanece em 60 km/h;
  • Rua Luciano das Neves x Rua Europa, em Divino Espírito Santo – antes o limite era de 50 km/h, passa a ser 60km/h;
  • Rua Castelo Branco x Rua Antônio Ataíde, no Centro – antes o limite era de 40 km/h, passa a ser 60km/h;
  • Rua Antônio Ataíde x Rua Carioca, em Divino Espírito Santo – antes o limite era de 40 km/h, passa a ser 60km/h;
  • Av. Estudante José Júlio de Souza x Rua Deolindo Perim, em Itapuã – único local que permanece com limite 40 km/h.
Patricia Maciel

Repórter

Jornalista formada em 2011, com experiência nas principais empresas de comunicação do Espírito Santo. Também atuou como assessora de comunicação e social media.

Jornalista formada em 2011, com experiência nas principais empresas de comunicação do Espírito Santo. Também atuou como assessora de comunicação e social media.