Viralizou

O que fazer em Natal? Roteiro completo com 10 atrações imperdíveis

Conheça as 10 atrações imperdíveis de Natal! Veja o que fazer em Natal para aproveitar praias, cultura e história na sua próxima viagem

Leitura: 6 Minutos
Foto: Reprodução/Praias de Natal
Foto: Reprodução/Praias de Natal

Se você está planejando sua próxima viagem e se perguntando o que fazer em Natal, saiba que a Cidade do Sol te espera de braços abertos! Considerada um dos destinos mais acolhedores do Brasil, a capital do Rio Grande do Norte encanta por suas praias paradisíacas, rica cultura e uma história fascinante que vai do monumento em forma de caju ao maior cajueiro do mundo.

Pensando nisso, preparamos um guia com dez atrações imperdíveis para você aproveitar cada momento na cidade ainda em agosto. O momento é muito vantajoso para quem quer passear pela região com tranquilidade, pois o período de chuvas já passou, assim como a temporada de férias escolares.

O QUE FAZER EM NATAL? CONHEÇA 10 PONTOS TURÍSTICOS DA CIDADE

CAJU DA REDINHA

Este monumento em forma de caju está localizado na entrada do bairro da Redinha e dá as boas-vindas aos visitantes. Criado em 1989 para homenagear as tradicionais festas do caju, a escultura foi feita pelos artistas potiguares Manxa e Jordão e pintada por Vatenor.

PONTE NEWTON NAVARRO

Foto: Reprodução/Dicas de Natal e Pipa

Ligando o litoral Norte ao Leste entre o Rio Potengi e a Praia da Redinha, esta ponte se tornou um dos principais pontos turísticos em Natal devido à sua beleza e imponência. Com 2.713 metros de extensão, ela é uma homenagem ao poeta, artista plástico e dramaturgo natalense Newton Navarro.

RELÓGIO DO SOL

Localizado na Praia de Areia Preta, este relógio de sol é um show à parte. Formado em uma superfície plana, ele mostra o tempo através da luz solar. A sombra projetada pelo ponteiro marca a hora de acordo com a posição do Astro-Rei.

ESCADARIA DE MÃE LUÍZA

Popularmente conhecida como Escadaria Klebson do Nascimento, ela fica em frente à Praia de Areia Preta e é um dos principais cartões-postais da cidade. Decorada com mosaicos e pinturas de grafite de artistas locais, a escadaria é um importante espaço sociocultural e, desde 2014, conta com acessibilidade.

MIRANTE NA VIA COSTEIRA

A Avenida Senador Dinarte Mariz, mais conhecida como Via Costeira, é uma via litorânea de aproximadamente 10 quilômetros. De um lado, você tem uma vista deslumbrante da região hoteleira e do mar. Do outro, uma faixa de reserva natural da Mata Atlântica no Parque das Dunas.

FEIRA DE ARTESANATO DE PONTA NEGRA

Com vista para o famoso Morro do Careca, esta feira na Avenida Engenheiro Roberto Freire é a escolha perfeita para quem quer fazer compras e levar lembranças. O espaço conta com 32 quiosques de artesanato, uma praça de alimentação e o letreiro “Amo Ponta Negra”, ideal para fotos.

BARREIRA DO INFERNO

Localizada em Parnamirim, esta é a primeira base de lançamento de foguetes da América do Sul. Inaugurada em 1965, ela possui um centro de visitação com peças de foguetes e aeronaves, onde você pode conhecer um pouco mais sobre a história da aviação brasileira.

FEIRINHA DE PIUM

No caminho das praias do litoral Sul, esta feira livre em Parnamirim é uma parada obrigatória. Moradores, turistas e ciclistas encontram ali uma enorme variedade de produtos e frutas regionais, perfeitas para um lanche rápido.

MIRANTE NAS FALÉSIAS DE COTOVELO

Foto: Reprodução/Pinterest

Ainda em Parnamirim, este mirante na Praia de Cotovelo é uma bela opção para quem busca a melhor vista. É o lugar ideal para tirar ótimas fotos e contemplar a paisagem das falésias.

CAJUEIRO DE PIRANGI

Por fim, não se pode falar de o que fazer em Natal sem mencionar o maior cajueiro do mundo! Localizado em Pirangi do Norte, a apenas 12 km de Natal, a árvore cobre impressionantes 8.500 m² e produz cerca de 80 mil cajus por safra, um feito que a garantiu um lugar no Guinness Book.

PRAIAS QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

Ao buscar o que fazer em Natal, as praias são, sem dúvida, o ponto alto. Para além de uma simples areia e mar, a região oferece paisagens variadas para todos os gostos:

  • Ponta negra: É a praia mais famosa e animada de Natal. Com sua orla movimentada, é perfeita para quem gosta de um bom banho de mar, mas também quer ter por perto quiosques, restaurantes e feiras de artesanato. O icônico Morro do Careca, uma grande duna coberta por vegetação, serve como o cenário perfeito para as suas fotos.
  • Praia de Genipabu: Localizada no litoral norte, esta praia é sinônimo de aventura. Famosa por suas dunas de areia branca, é o lugar ideal para fazer os inesquecíveis passeios de buggy, com a opção de ir “com emoção ou sem emoção”. É um dos pontos turísticos em Natal que você não pode deixar de visitar.
  • Praia de Pipa: Se você busca um cenário mais rústico e badalado ao mesmo tempo, Pipa é o lugar. Localizada um pouco mais ao sul, a praia é famosa por suas falésias impressionantes, águas mornas e, com sorte, a presença de golfinhos. É um destino imperdível para quem quer ir além da capital.

QUAL A MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR NATAL? 

Natal é ensolarada o ano todo. A estação seca, de setembro a fevereiro, é ideal para aproveitar as praias. A estação das chuvas, de março a agosto, também tem seus encantos, com preços mais baixos e a possibilidade de passear com mais tranquilidade, como mencionamos no início do texto.

Natal é uma cidade que oferece muito mais do que apenas praias. Com uma rica mistura de natureza, cultura e história, o que fazer em Natal é uma pergunta que tem inúmeras respostas. Você pode descobrir as paisagens deslumbrantes das falésias, a história por trás de monumentos icônicos, a arte urbana de suas escadarias e a imensidão do maior cajueiro do mundo. Agora, é só escolher seus favoritos e começar a planejar a sua próxima aventura. A Cidade do Sol espera por você.

Jonathan Robert

Repórter

Jonathan Robert é jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Trabalha com SEO e conteúdo desde 2020. Entre os interesses estão tecnologia, viagens, turismo, entretenimento e bem-estar.

Jonathan Robert é jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Trabalha com SEO e conteúdo desde 2020. Entre os interesses estão tecnologia, viagens, turismo, entretenimento e bem-estar.