Francisco Cuoco, um dos nomes mais emblemáticos da dramaturgia brasileira, vive atualmente uma fase delicada de sua vida. Aos 91 anos, o veterano ator está recluso em um apartamento na Zona Sul de São Paulo, onde divide o lar com sua irmã, Gracia Cuoco, de 86 anos. Longe dos holofotes e das novelas que o consagraram, ele enfrenta uma série de desafios relacionados à saúde.
LEIA TAMBÉM:
- Adeus, gordura e glicose alta! Chá anti-inflamatório limpa o sangue e seca o corpo com 3 ingredientes naturais
- Fortnite fora do iOS? Epic Games libera Dead Island e mais jogos de graça e acusa Apple de barrar retorno
- Caso Duda Guerra: ex de Benício quebra silêncio e faz pronunciamento público após término com filho de Huck: “Loucura”
Com dificuldades de locomoção devido ao aumento de peso, atualmente, o ator pesa 130 kg, Cuoco não consegue mais se levantar sozinho e depende da ajuda de cuidadores até mesmo para tomar banho. Em entrevista à Folha de S. Paulo, o artista revelou que também sofre com infecção nos rins, ansiedade e inchaço nas pernas. Ele utiliza uma sonda nasal e relata que os pés estão constantemente roxos.
“Tenho alguns problemas de saúde, de locomoção. Mas é suportável”, declarou o ator, tentando manter o otimismo. Segundo ele, a ansiedade o faz comer compulsivamente, o que contribuiu para o aumento de peso.
Afastado dos estúdios há alguns anos, Cuoco hoje prefere manter-se distante do universo que o consagrou. Em casa, assiste à televisão, mas evita as novelas. “Assisto ao jornal, alguma reportagem mais interessante. Mas perdi o interesse em novelas. Vejo filmes. Mas não sempre, porque eles são muito longos”, afirmou.
Apesar da fragilidade física, Cuoco demonstra lucidez e gratidão ao relembrar sua trajetória. “Sei que não foi à toa. Foi baseado em empenho, em entrega, em busca de igualdade. Passaram-se anos e experiências foram acumuladas”, disse o ator, que protagonizou clássicos como O Astro, Selva de Pedra e Pecado Capital.
A respeito do futuro, Francisco Cuoco mantém a serenidade e o espírito esperançoso. “Eu perdia tempo, mas depois obtinha resultado. Foi bom. Agora quero tocar o barco. O próximo resultado está à frente”, concluiu o artista.
Com mais de seis décadas dedicadas à arte de interpretar, Francisco Cuoco se mantém como um símbolo da televisão brasileira, mesmo que, hoje, a vida fora das câmeras lhe imponha um roteiro mais silencioso e introspectivo.