Algumas pessoas não abrem mão de iniciar o dia com um copo de água quente. Muita gente até coloca rodelas de limão na bebida, como é o caso da cantora Ivete Sangalo. Mas você sabia que esse hábito simples pode trazer benefícios significativos para a saúde?
Essa crença, embora popular, divide opiniões no meio médico. Defensores da prática afirmam que beber água morna com limão ao acordar ajuda a emagrecer, melhora a digestão, hidrata o organismo e desintoxica o fígado. Já especialistas questionam a validade científica dessas alegações e alertam sobre os riscos de algumas interpretações equivocadas.
INFLUÊNCIA DAS MEDICINAS TRADICIONAIS
Na medicina tradicional chinesa, a água morna ou quente costuma ser prescrita para ajudar a melhorar a saúde e o bem-estar. Essa tradição, combinada com conceitos da ayurveda e de terapias naturais, vem influenciando adeptos no Ocidente.
Além disso, a ingestão de água em alguns horários específicos, como logo ao acordar, tem sido apontada por praticantes dessas abordagens como um estímulo ao funcionamento dos órgãos internos, inclusive o sistema digestivo.
A médica Emily Dashiell afirma ao portal Verywell que o consumo de bebidas mornas e quentes pode ajudar a aumentar a temperatura corporal central e melhorar a digestão.
“Se você não gostar do sabor da água, adicione limão, faça chá de ervas ou beba um caldo claro. Certifique-se de que a água esteja resfriada a um nível confortável antes do consumo”, aconselha.
Nesse contexto, o limão é incluído como uma forma de agregar sabor e, segundo entusiastas, estimular ainda mais os processos digestivos. No entanto, quando o foco se volta para a promessa de emagrecimento, os especialistas são cautelosos.
O QUE DIZEM OS MÉDICOS SOBRE “DESINTOXICAÇÃO”
Muitos dos argumentos a favor da água com limão envolvem o conceito de “desintoxicar” o organismo, especialmente o fígado. No entanto, do ponto de vista médico, essa ideia não se sustenta da forma como costuma ser divulgada.
O professor David Lloyd, cirurgião de fígado e consultor do hospital Leicester Royal Infirmary, na Inglaterra, rebate diretamente esse tipo de discurso.
“Para ‘desintoxicar’ o fígado, ou melhor, curar danos ao fígado, você tem que parar de fazer as coisas que o fazem trabalhar tanto e causar problemas em primeiro lugar, como beber álcool ou usar drogas. Isso, junto com a ingestão de cerca de dois litros de água por dia, manterá o fígado saudável. Um copo de água quente e limão não consegue isso. Além do mais, a função do fígado é desintoxicar, não existe isso de ‘desintoxicar’ o próprio fígado”, aponta o especialista.
Ou seja, para ele, o órgão já possui capacidade natural de processar e eliminar substâncias prejudiciais. O verdadeiro cuidado com o fígado viria de escolhas consistentes, e não de métodos pontuais.
DIGESTÃO E METABOLISMO: MITO OU VERDADE?
Outro ponto defendido por quem cultiva o hábito é de que ele também funciona como um auxílio digestivo por estimular os sucos gástricos e o peristaltismo (contrações musculares em forma de onda). Acredita-se que, com isso, o intestino passe a funcionar melhor e mais rapidamente.
O gastroenterologista Steven Mann, do Royal Free London NHS Foundation Trust, questiona essa associação.
“Não há evidências de secreções gástricas extras ou aumento do peristaltismo. Os limões não têm benefícios particulares em relação a outros alimentos à base de plantas. A única coisa boa da mistura entre a água e o limão é repor os líquidos, necessários para manter o corpo hidratado – mas isso se deve à água, não ao limão. Além disso, as pessoas suscetíveis ao refluxo – onde o ácido e outros conteúdos do estômago são trazidos de volta para a garganta – descobrirão que a água com limão agrava o problema porque é ácida”, esclarece o especialista.
A fala do médico levanta outro alerta importante: embora o limão seja um alimento natural, sua acidez pode ser prejudicial para pessoas com problemas gastrointestinais, como refluxo ou gastrite. A ingestão frequente em jejum pode acentuar esses quadros.
HIDRATAÇÃO AINDA É O PRINCIPAL BENEFÍCIO
Independentemente da adição de limão ou da temperatura da água, médicos são unânimes em reconhecer os benefícios da hidratação logo ao acordar. Após horas de jejum noturno, o corpo está naturalmente desidratado. Beber água ao levantar ajuda a ativar o metabolismo, estimular a função renal e promover o equilíbrio interno.
No entanto, o diferencial está na água, e não necessariamente no limão ou na temperatura. Segundo especialistas, qualquer tipo de água — morna, fria, com ou sem limão — será bem-vinda nesse momento do dia. O importante é manter o hábito de ingerir líquidos de forma regular e equilibrada.
LIMÃO: VILÃO OU HERÓI?
O limão, por sua vez, é uma fruta com reconhecido valor nutricional. Rico em vitamina C, ele contribui para o sistema imunológico, tem propriedades antioxidantes e pode complementar uma alimentação equilibrada. Entretanto, o seu efeito não é potencializado apenas por ser consumido com água morna, tampouco causa impacto isolado sobre o emagrecimento.
A ideia de que o limão “dissolve gordura” ou “acelera o metabolismo” de maneira direta também não encontra respaldo científico. São interpretações que costumam surgir no senso comum e ganhar força nas redes sociais, mas que não são sustentadas por pesquisas sérias.
O PAPEL DO HÁBITO NA ROTINA
Apesar das críticas e limitações apontadas pelos médicos, muitos ainda reconhecem o valor simbólico e comportamental da prática. Adotar o hábito de beber água com limão ao acordar pode ajudar algumas pessoas a desenvolverem maior consciência sobre a própria saúde, ou mesmo a criarem uma rotina mais organizada.
É importante, no entanto, separar os benefícios reais dos que são exagerados ou infundados. O emagrecimento, por exemplo, está diretamente ligado ao balanço calórico, à qualidade da alimentação, ao sono e à prática de exercícios físicos. Nenhum alimento ou bebida, por si só, promove a perda de peso de forma significativa, mas pode e ajudar a se sentr mais disposto e a cuidar mais de si — o que já vale por si só!
ALERTA
A nutricionista Tatiana Zanin explica que é fundamental usar estas bebidas associadas a uma alimentação balanceada e à prática de exercício físico regular, já que essas bebidas são apenas um auxílio para obter resultados mais rapidamente. Além disso, é importante buscar uma orientação médica para um emagrecimento saudável.