
É uma cena que quase todo mundo já viveu: você está pronto para sair, pega aquela sua camiseta preferida, veste e, de repente, lá está ela… uma mancha teimosa e esbranquiçada (ou amarelada) bem na região das axilas.
A mancha de desodorante é um dos pequenos vilões do nosso dia a dia, e pode acabar com a vida útil de uma roupa que a gente ama. Mas não se preocupe, não é preciso aposentar suas peças favoritas pois existem alguns truques simples e eficazes que podem te ajudar a descobrir como remover mancha de desodorante de uma vez por todas.
COMO REMOVER MANCHA DE DESODORANTE?
VINAGRE BRANCO E BICARBONATO DE SÓDIO
Essa dupla de respeito da limpeza não podia faltar. O vinagre branco age quebrando os compostos que formam a mancha de desodorante, enquanto o bicarbonato de sódio atua como um abrasivo suave, ajudando a remover os resíduos.
COMO FAZER:
- Umedeça a área da mancha com vinagre branco.
- Em seguida, aplique uma pasta feita de bicarbonato de sódio e um pouco de água por cima da mancha.
- Esfregue a mistura suavemente com uma escova de dentes velha ou com as pontas dos dedos.
- Deixe agir por pelo menos 30 minutos (para manchas antigas, pode deixar por até 2 horas).
- Enxágue e lave a roupa normalmente.
ASPIRINA
Essa dica de como remover mancha de desodorante pode parecer estranha, mas a aspirina é super eficaz contra este tipo de mancha. O ácido salicílico presente no comprimido ajuda a dissolver os resíduos que causam a mancha.
COMO FAZER:
- Triture dois ou três comprimidos de aspirina até virar um pó fino.
- Dissolva esse pó em meia xícara de água morna.
- Mergulhe a parte da roupa manchada na mistura e deixe de molho por cerca de 2 horas.
- Depois do tempo de espera, esfregue a mancha e lave a peça como de costume.
LIMÃO E SAL
Para manchas frescas ou mais leves, a dupla de limão e sal pode ser a solução ideal. O limão, por ser ácido, ajuda a clarear a mancha, enquanto o sal atua na esfoliação dos resíduos.
COMO FAZER:
- Corte um limão ao meio.
- Polvilhe sal sobre a mancha de desodorante.
- Esfregue a metade do limão sobre a mancha com o sal, como se estivesse usando uma esponja.
- Deixe a mistura agir no sol por cerca de uma hora para que o limão potencialize o efeito clareador.
- Enxágue e lave a roupa normalmente.
POR QUE O DESODORANTE MANCHA A ROUPA?
Para entender como remover mancha de desodorante, é bom saber por que elas aparecem. As manchas de desodorante são causadas principalmente por um ingrediente em comum: os sais de alumínio, muito presentes nos antitranspirantes.
AS MANCHAS BRANCAS
São o tipo mais comum e aparecem logo depois de vestir a roupa. Elas são formadas pelos resíduos de alumínio que se misturam com o suor e a própria fibra do tecido. Elas são mais superficiais e mais fáceis de tirar.
AS MANCHAS AMARELAS
Essas são mais teimosas e aparecem com o tempo. Elas são resultado de uma reação química entre os sais de alumínio do desodorante e as proteínas do suor. Com o calor do corpo e a lavagem, essa mistura se “assenta” no tecido, criando a temida mancha amarelada, que é bem mais difícil de sair.
A MELHOR TÁTICA: COMO EVITAR AS MANCHAS
Se você quer ir além da remoção e resolver o problema de vez, a melhor estratégia é a prevenção. Com algumas atitudes simples, você pode evitar que as manchas de desodorante apareçam.
Espere o Desodorante Secar: A causa número um das manchas brancas é a pressa. Sabe aquela vontade de já sair de casa? Acontece que vestir a roupa com o desodorante ainda úmido é como convidar a mancha para a festa. Crie o hábito de aplicar o desodorante e esperar um minuto ou dois para que ele seque completamente antes de colocar a camiseta.
Use a Quantidade Certa: Exagerar na dose não aumenta a proteção e só cria mais resíduos. Usar uma camada grossa de produto só vai criar um acúmulo que, com o atrito da pele e da roupa, vai se soltar e grudar no tecido. Uma camada fina e uniforme já é mais que suficiente para garantir a eficácia.
Considere Mudar o Tipo de Desodorante: As manchas, principalmente as amareladas, são causadas pelo alumínio presente nos antitranspirantes. Se você sofre com o problema, talvez a solução seja mudar de produto. Existem no mercado diversas opções de desodorantes (que combatem o odor, mas não o suor) ou antitranspirantes com fórmulas livres de alumínio, que evitam a reação química que causa a mancha.
POSSO USAR ESSES TRUQUES EM QUALQUER TIPO DE TECIDO?
A maioria das soluções caseiras, como vinagre e bicarbonato, funcionam bem em tecidos de algodão e sintéticos. Para tecidos mais delicados como seda ou lã, faça sempre um teste em uma pequena área escondida da roupa para ter certeza de que não vai danificar o material.
O QUE FAZER SE A MANCHA NÃO SAIR?
Se você tentou as dicas e a mancha ainda persiste, pode ser o momento de levar a peça para uma lavanderia profissional. Eles têm produtos e técnicas específicas para manchas antigas e mais difíceis, que podem salvar a sua roupa.
POSSO COLOCAR A ROUPA MANCHADA NA MÁQUINA DE LAVAR DIRETO?
Não, essa é a maior armadilha! A máquina de lavar e, principalmente, a secadora, usam calor. Esse calor faz com que a mancha de desodorante “cozinhe” no tecido, fixando-a permanentemente. A regra de ouro é: sempre trate a mancha antes de lavar e secar a roupa.
O QUE FAZER SE A MANCHA JÁ ESTÁ HÁ MUITO TEMPO NA ROUPA?
Para manchas antigas e amareladas, o processo pode ser mais demorado. Use os truques com vinagre ou aspirina, mas deixe a solução agir por um período maior, de 2 a 3 horas, ou até mesmo de um dia para o outro, para que ela possa quebrar o resíduo por completo.
Com tantas dicas, você não precisa mais se preocupar com as manchas de desodorante. A solução, como você viu, pode estar na sua própria casa, e você ainda pode salvar aquela sua peça de roupa favorita.
Aprender como remover mancha de desodorante é o primeiro passo, mas a prevenção é a chave para o sucesso a longo prazo. Lembre-se de esperar o desodorante secar antes de se vestir, e, se a mancha aparecer, trate-a antes de colocar na máquina de lavar.