“Fala rapaziada, tô aqui com a tropa dos 12…”. É assim que começa um dos vídeos que mais viralizaram nos últimos dias nas redes sociais. A cena mostra ninguém menos que Pedro, um dos discípulos de Jesus, gravando um vlog em que conta como foi andar sobre as águas.
A estética é de story do Instagram, a linguagem é recheada de gírias e memes, e o resultado é um encontro inusitado entre Bíblia e TikTok.
Os vídeos fazem parte de uma tendência recente que vem ganhando força na internet: recriar passagens bíblicas com inteligência artificial, como se os personagens estivessem documentando seus dias em tempo real, falando diretamente com o público.
Histórias bíblicas como se fossem vlogs do Instagram
Dois perfis nas redes sociais têm se destacado com esses vídeos. No estilo POV (“ponto de vista”), os personagens narram os acontecimentos como se estivessem em um story.
Pedro conta como andou sobre as águas e quase “foi de arrasta” por causa do medo. Sansão aparece reclamando de ter caído na “lábia da Dalila” e termina cego, fraco e preso. Caim, depois de ter sua oferta rejeitada, perde a cabeça com Abel e já imagina que vai parar no “Cidade Alerta”.
Outros vídeos mostram o faraó do Egito apressado para capturar os hebreus “antes da novela das 8” e Daniel tranquilo na cova dos leões, dizendo que os bichos estão só “roncando” e que virou colega de cela deles.
Em outro clipe, um espectador registra, chocado, a sarça ardente enquanto Moisés fala com Deus, “compartilha, isso é histórico!”
Como são feitos esses vídeos?
A tecnologia por trás dos clipes é a Veo 3, nova inteligência artificial de vídeo lançada pelo Google durante o evento Google I/O 2025. A ferramenta permite criar vídeos realistas com base apenas em comandos de texto, como “Pedro andando sobre as águas em tom de vlog” ou “Daniel preso na cova dos leões, como se estivesse gravando um story”.
Criada pelo time do Google DeepMind, a Veo 3 consegue gerar clipes em 1080p, com trilhas sonoras, ruídos de fundo e vozes sincronizadas com os movimentos labiais dos personagens. Isso tudo graças à sua capacidade de interpretar linguagens complexas e adaptar os conteúdos com realismo.
Embora tenha sido anunciado inicialmente apenas nos Estados Unidos, o Veo 3 já está disponível no Brasil. Ele funciona para assinantes dos planos Google AI Pro, que custa R$ 96,99 por mês ou Google AI Ultra, R$ 1.209,90 mensal.
Veja alguns dos vídeos virais:
*Texto sob a supervisão da editora Erika Santos