Economia

Em tempos de crise, conheça 5 aplicativos que vão te ajudar a economizar

Especialista capixaba considera o uso da ferramenta um bom sinal da busca pelo equilíbrio financeiro. Mas alerta: não adianta só baixar o app

Aplicativos organizam despesas e finanças em busca do equilíbrio econômico Foto: ​Reprodução

Em tempos de crise financeira, todas as ferramentas para controlar gastos são mais que necessárias. Pensando nisso, diversos startups brasileiros lançaram aplicativos de finanças pessoais gratuitos, para aqueles que querem organizar as finanças e aposentar a caneta e a agenda. Confira alguns deles:

Minhas Economias

O aplicativo Minhas Economias possui um gerenciador financeiro para registros de todas as transações por categoria, com exibição de gráficos e relatórios que ajudam a analisar como está a vida financeira do usuário. O app oferece um planejamento financeiro, que ajuda a estabelecer limites de consumo, definindo em que e quanto se pode gastar. O Minhas Economias possui também um gerenciador de sonhos, com um planejamento de poupança para investir em alguma realização pessoal ou profissional.

Finanças Pessoais

Com o Finanças Pessoais, você pode registrar todos os seus gastos diários, contas a pagar e vários outros itens diretamente no seu smartphone, possibilitando fazer os registros na hora em que você realmente realiza as transações, evitando o esquecimento de algum item importante. Além disso, você pode acompanhar todos os gastos do mês na forma de gráficos, facilitando bastante na hora de analisar as despesas.

iContas

O iContas permite agendar a data de cada gasto previsto, dos seus dias de pagamento e ainda aceita várias fontes de renda diferentes. Assim, ao longo de cada mês você pode acompanhar o quanto ainda resta no banco sem ter que acessar a sua conta para isso. O app ainda oferece facilidades como a importação de pagamentos e contas de meses anteriores e notificações, para que você nunca esqueça a data de pagamento de qualquer fatura.

Para baixar os aplicativos basta acessar o Apple Store ou Play Store pelo celular.

Controle Financeiro

Controle Financeiro é um gerenciador de receitas e despesas que foi desenvolvido para ajudar você a controlar seus gastos e chegar ao final do mês com a conta bancária em ordem. A ferramenta é intuitiva e capaz de apresentar resumos de tudo o que você registrou no banco de dados. Você pode visualizar os gastos utilizando filtros e classificando tudo em categorias. Com isso, fica mais fácil decidir em que contas economizar para sair do vermelho. 

FinanceMobile

Com o FinanceMobile, você tem em mãos uma ferramenta de controle de despesas em que é possível determinar uma previsão de gastos para o mês e incluir contas sempre que você utilizar dinheiro ou seus cartões de crédito e débito. Também é possível cadastrar gastos fixos, como mensalidade, prestações e outros.

Opinião do especialista

A economista da Fucape, Arilda Teixeira, considera o uso da ferramenta um bom sinal da busca pelo equilíbrio financeiro. Mas alerta: não adianta só baixar o app. “Para se alcançar um bom controle financeiro é necessário cumprir o que foi estabelecido no planejamento. O aplicativo dá uma boa visualização do que é gasto e do que é receita, mas é necessário ter disciplina”, ressaltou.

Pontos moeda