Polícia

Justiça concede liberdade provisória para mãe que esfaqueou bebê de dois meses em Cachoeiro

Ela permanecerá internada no Centro de Atendimento Psiquiátrico ‘Dr. Aristides’ (CAPAAC). Na tarde desta sexta-feira (15), os familiares e o pai do bebê foram ouvidos na delegacia

A mãe da criança teve a liberdade provisória concedida e permanecerá internada no Capaac para tratamento  Foto: ​Reprodução

A mãe, suspeita de esfaquear o próprio filho, um bebê de apenas dois meses, em Cachoeiro de Itapemirim, na última quarta-feira (13), teve a liberdade provisória concedida pelo juiz da 1ª Vara Criminal do município na tarde desta sexta-feira (15). Ela permanecerá internada no Centro de Atendimento Psiquiátrico ‘Dr. Aristides’ (CAPAAC) para tratamento. A escolta policial foi retirada no início da noite.

Ela vai responder ao processo em liberdade, mas deverá cumprir as seguintes medidas cautelares: não manter contato com o bebê, além de ficar impossibilitada de trocar de endereço. De acordo com as informações dos autos, a guarda da criança deverá ser decidida em processo de esfera cível. 

O juiz Bernardo Fajardo Lima ainda solicitou que um perito, um médico psiquiatra nomeado por ele, avalie o atual estado psicológico da mulher, devendo o laudo pericial ser encaminhado para a 1ª Vara Criminal. Ele avaliará a pertinência da instauração do incidente de insanidade mental da investigada.

Ainda na tarde desta sexta-feira (15), o delegado responsável pelo caso, Guilherme Eugênio Rodrigues, ouviu o pai e familiares da criança. “Alguns deles narraram que a mãe é uma pessoa que já tinha alguns problemas psíquicos, mas nunca demonstrou agressividade e nenhum comportamento que justificasse o que ela fez”, comenta.

Ainda segundo ele, os familiares ressaltaram que o quadro de saúde da mãe piorou após o parto. “Eles narram que após o parto esse problema se agravou. Quando ela agia de forma estranha, querendo se matar, ela dizia que estava incorporada por um espírito maligno. Os depoimentos serão anexados no inquérito”, completa o delegado.

O bebê permanece internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Infantil Francisco de Assis (HIFA), em Cachoeiro de Itapemirim. O quadro de saúde não apresentou melhoras e o estado de saúde é grave, de acordo com o hospital.

Pontos moeda