Protesto de títulos: ferramenta ágil e vantajosa para empresas receberem dívidas em atraso

Em um cenário econômico desafiador, manter a saúde financeira das empresas é prioridade. O protesto de títulos se apresenta como uma solução eficiente para empresários que buscam recuperar créditos de forma rápida, segura e gratuita. Este serviço oferecido pelos Cartórios de Protesto formaliza dívidas e dá publicidade à inadimplência de um devedor.  “Se a dívida não for paga, o título é protestado e os dados da pessoa ou da empresa são incluídos no banco de dados do protesto e nos demais órgãos de proteção ao crédito, fazendo com que o crédito do protestado fique bloqueado e as transações poderão não se concretizar”, afirma Rogério Lugon Valladão, presidente do Instituto de Estudos de Protesto do Brasil – Seção Espírito Santo.

Para o credor, trata-se de uma forma simples e gratuita de cobrança, já que as custas são arcadas pelo devedor. Todo o processo pode ser realizado de forma digital, garantindo praticidade e agilidade.

Os cartórios de protesto também oferecem serviços e ferramentas que tornam o processo mais acessível. A consulta gratuita de CPF e CNPJ permite verificar se há registros de protesto vinculados ao documento pesquisado, auxiliando empresas a avaliarem o risco de novos negócios e a monitorarem a saúde financeira de clientes e parceiros. Outro recurso é o Avise-me, serviço gratuito que envia alertas por e-mail ou SMS caso haja inclusão ou exclusão de protestos em nome do CPF ou CNPJ cadastrado, permitindo um acompanhamento constante e a prevenção contra surpresas, como golpes.

Outro ponto de destaque é o papel do protesto de títulos na desjudicialização. Ao oferecer um caminho extrajudicial para a cobrança de dívidas, ele contribui para reduzir o número de processos no Judiciário e desafogar o sistema, tornando a cobrança mais célere e menos onerosa para todas as partes envolvidas. De acordo com a publicação Cartórios em Números, da Anoreg (Associação de Notários e Registradores do Brasil), mais de 1 milhão de processos deixaram de ser abertos no Judiciário nos últimos cinco anos graças à atuação dos cartórios de protesto, gerando uma economia de mais de R$ 2 bilhões aos cofres públicos.

Com todas essas vantagens, o protesto de títulos se consolida como uma das principais alternativas de proteção ao crédito no Brasil e como um instrumento que beneficia empresas, fortalece a economia e traz impactos positivos para toda a sociedade.

Entre em contato pelo site protestogratuito-es.com.br e seja um conveniado dos Cartórios de Protesto.