As surpresas para quem escolhe conhecer Viana não acabam com os destinos turísticos já tradicionais da região. A cidade, conhecida por sua vocação para o ecoturismo e as construções históricas, agora conta com um novo roteiro: a Rota das Águas.
O trajeto recém-inaugurado é cercado por paisagens deslumbrantes e estabelecimentos que oferecem uma verdadeira imersão cultural, o que o torna perfeito para quem busca descanso e contato com a natureza.
Pelo caminho, é possível explorar belas cachoeiras e mergulhar em piscinas naturais, além de desfrutar da culinária, das cervejas artesanais e da hospitalidade vianense.
Um roteiro diverso e cheio de experiências



A viagem pelo interior da cidade começa pela estrada para Formete, partindo do restaurante Recanto dos Lagos. A rota também passa por Piapitangui e outras comunidades rurais, além do Vale das Cachoeiras, um dos cartões-postais mais paradisíacos do município.
O percurso, que termina no Pesque-pague do Neném, conta com cerca de 20 pontos de parada, entre restaurantes, bares, sítios e propriedades familiares, oferecendo uma experiência única e marcante para cada visitante ou morador que deseja explorar o território vianense.
Fazem parte da Rota das Águas:os seguintes estabelecimentos: Recanto dos Lagos, Sítio Paixão, Quadra do Erildo, Rancho Pedra D’Água, Cervejaria Piabier, Bar e Piscina do Nico, Sítio Gava; Sítio Água Viva, Alkuster Bar e Restaurante, Sítio Paraíso, Piscina do Zé Maria, Cachoeira do Aloísio, Cachoeira das Andorinhas, Pesque e Pague do Neném, Agroindústria Pais e Filhos, Recanto do Pacheco, Bar Prosa Sertaneja, Parque Túnel da Alegria, Fazenda Olhos D’Água e Piscina do Ripão.
Um caminho construído em conjunto

A Rota das Águas nasceu com o objetivo de fomentar o turismo, a economia e a cultura local e foi apresentada às comunidades do entorno pela prefeitura do município em setembro deste ano.
Os comerciantes e moradores abraçaram o projeto, apoiando e colaborando ativamente para o desenvolvimento da rota. Para reforçar ainda mais a parceria, a partir do dia 18 de dezembro, será criada a Associação dos empreendedores da Rota das Águas.
Com mais esse projeto, Viana busca se consolidar como uma das potências turísticas do Espírito Santo.
Uma Viana cada vez mais turística
O portal das montanhas capixabas desponta como um destino turístico em ascensão. O fortalecimento de eventos, a valorização das tradições locais e a criação de novos roteiros têm ampliado o fluxo de visitantes e colocado a cidade em evidência.
Com rotas gastronômicas, espaços de esporte e lazer e atrações culturais, Viana oferece opções para todos os roteiros de viagem. Para quem ainda não conhece a cidade e deseja passar por lá, também separamos uma seleção de hospedagens em meio à natureza e algumas curiosidades vianenses para conhecer um pouco mais da história do município.