Entre rios, mirantes e áreas de preservação, o que não falta em Viana são opções para um turismo ecológico e consciente. A cidade tem investido em atividades que valorizam o meio ambiente e promovem o contato direto com a natureza, tanto para visitantes quanto para moradores.

Seja nas trilhas da Mata Atlântica, no topo da Rampa do Urubu ou nas rotas históricas que atravessam o município, é possível encontrar o equilíbrio entre aventura, aprendizado e preservação.

Para quem busca uma viagem sustentável durante a visita por Viana, separamos alguns pontos que não podem ser deixados de fora da rota.

Parque Rota das Garças: refúgio no coração de Viana

Localizado às margens da BR-262, o Parque Rota das Garças se tornou um dos principais pontos de encontro entre lazer e educação ambiental no município. São 400 mil m² de Mata Atlântica em um espaço que estimula a observação da fauna e da flora locais e fortalece o turismo ecológico de base comunitária.

O parque, com mais de 23 anos, abriga 123 espécies vegetais, 58 aves, 15 anfíbios, 14 répteis e 13 mamíferos.

Além de funcionar como área de lazer, o parque é um símbolo do compromisso de Viana com a conservação dos recursos naturais. Lá é possível encontrar um ambiente ideal para caminhadas, piqueniques e contemplação.

Trilha de Jucuruaba: paisagens de tirar o fôlego

Para quem busca uma trilha de média dificuldade com belas paisagens pelo caminho, pode seguir pela Trilha de Jucuruaba.

Localizada na Fazenda Experimental do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) o trajeto corta áreas de Mata Atlântica, revela nascentes e proporciona um contato direto com o ambiente natural.

Rampa do Urubu: beleza e aventura no mesmo caminho

Aventura e paisagens de tirar o fôlego são o ponto principal da Rampa do Urubu. O cartão postal da cidade está situado em Universal, a mais de 260 metros de altitude.

Além da vista privilegiada, a rampa permite pousos e decolagens em Universal. O acesso é pelo quilômetro 15 da BR-262, e o horário de visitação é de terça a domingo, das 8 às 19 horas.

Rota Imperial: história e meio ambiente lado a lado

Quem quer adicionar uma pitada de conhecimento histórico a sua viagem, não pode deixar de conhecer a Rota Imperial. O passeio, ideal para fazer com a família, resgata os caminhos antigos do Brasil colonial.

Por lá, passou boa parte das riquezas de Minas Gerais, saindo de Ouro Preto, com destino à Vitória. Em Viana, o trecho combina cultura, natureza e memória, permitindo que visitantes conheçam o patrimônio histórico enquanto percorrem paisagens naturais preservadas.

Criação de búfalos, em Bonito

Imagem: Kaio Torres / Prefeitura de Viana

E que tal encerrar a visita conhecendo uma criação de búfalos? Em Bonito, além de apreciar as paisagens rurais, os visitantes ainda podem ver os animais pastando pela fazenda da família Zucoloto.

A criação teve início em 2003, com apenas três animais, mas aos poucos foi tomando forma. Hoje, a fazenda está localizada na rota do Polo Cervejeiro Vianense, e quem passa por lá pode ver os animais à beira da estrada.

Turismo que valoriza e preserva

Com diferentes atrativos que unem ecoturismo, cultura e sustentabilidade, Viana se firma como um destino que convida à reflexão e ao cuidado com a natureza. Além disso, o município também conta com pontos turísticos históricos e com um polo gastronômico e cervejeiro, que tornam a viagem ainda mais completa.

Com a diversidade natural, histórica e cultural, Viana apresenta aos visitantes opções que se encaixam em qualquer roteiro o que torna mais difícil conhecer tudo em uma só visita.