Cotidiano

Após 10 anos parado, navio será removido do Cais de Capuaba

Iron trader foi arrematado em leilão e será levado para complexo portuário de Itajaí, em Santa Catarina

Após 10 anos parado, navio será removido do Cais de Capuaba Após 10 anos parado, navio será removido do Cais de Capuaba Após 10 anos parado, navio será removido do Cais de Capuaba Após 10 anos parado, navio será removido do Cais de Capuaba
Iron Trader deixa Cais de Capuaba
Navio Iron Trader no Cais de Capuaba. Foto: Vports/Divulgação

O navio turco Iron Trader deixará o Complexo Portuário de Vitória, após 10 anos atracado no berço 902. A remoção da embarcação, que está no Cais de Capuaba, em Vila Velha, está programada para esta quinta-feira (17), mas dependerá das condições de mar e vento, segundo a Vports.

O destino do navio é o complexo portuário de Itajaí, em Santa Catarina, e a operação de transferência será acompanhada por dois rebocadores durante toda a viagem, prevista para durar sete dias.

LEIA TAMBÉM:

O navio foi adquirido como sucata em leilão pela Sudeste Soluções Ambientais Eireli. Segundo o diretor de Infraestrutura e Operações da Vports, Alsimar Damasceno, um acordo foi feito com a empresa que adquiriu a embarcação para criar um plano de retirada.

Quatro rebocadores vão atuar na retirada e na manobra do navio, fazendo o acompanhamento até a saída do canal do Porto de Vitória. A partir daí, a viagem até o porto de Itajaí, prevista para durar sete dias, seguirá com dois rebocadores, um deles na frente, efetivamente “puxando” o Iron Trader, e o outro, na retaguarda, fazendo o apoio e monitoramento

Ainda segundo Alsimar, a operação cumprirá todas as normas marítimas, nacionais e internacionais. “A velocidade de navegação, por exemplo, será de quatro nós, o que equivale a menos de 8 quilômetros por hora”, completou.

De acordo com a Vports, o navio foi preparado para a viagem e não levará passageiros, carga ou qualquer tipo de benefícios, com o objetivo de minimizar os riscos.

“Teremos o que chamamos de ‘tow master’, um comandante especializado contratado para a função, que será o líder da operação de reboque do início ao fim da travessia”, informou Agostinho Sobral, coordenador de Serviço de Tráfego de Embarcações da Vports.

A Vports ainda informou que, após a retirada do navio, a expectativa é revitalizar o berço 902, para aumentar o escoamento de cargas já movimentadas no porto.