Temporal destelhou casa em Colatina. Foto: Reprodução/vídeo
Temporal destelhou casa em Colatina. Foto: Reprodução/vídeo

Moradores de Colatina que tiverem prejuízos causados por eventos climáticos poderão contar com um auxílio de R$ 2 mil a partir desta segunda-feira (5). A cidade tem oito pessoas desalojadas após o temporal que afetou a cidade neste sábado (3).

O prefeito de Colatina, Renzo Vasconcelos, anunciou em suas redes sociais no domingo (4) a criação do Cartão Recomeçar, benefício que será concedido a famílias afetadas por desastres climáticos como chuvas intensas, alagamentos e vendavais.

Para ter direito ao benefício, é preciso que o morador esteja inscrito no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). Além disso, o imóvel danificado terá que ser avaliado pela Defesa Civil Municipal.

Segundo a prefeitura, também serão contempladas famílias atingidas por fortes chuvas no período entre novembro de 2025 e abril deste ano.

Benefício é vinculado a decretação de estado de emergência

A secretária de Assistência Social de Colatina, Michela Penitente, conversou com a reportagem do Folha Vitória, falou sobre o Cartão Recomeçar e explicou como a prefeitura está dando assistência às famílias afetadas.

Segundo a secretária, o cartão só é liberado quando o município decreta oficialmente situação de emergência, o que será feito em Colatina nesta segunda-feira (5), devido aos estragos causados pelo temporal de sábado (3).

“Decretado o estado de emergência ou calamidade pública, as pessoas cadastradas no CadÚnico vão poder fazer esse pedido junto à Assistência Social. A Defesa Civil já fez uma avaliação de quantas pessoas, aproximadamente, terão o direito de receber”, explicou a secretária.

Até a chegada do benefício, as famílias afetadas pela chuva receberam outros recursos cedidos pela prefeitura, como colchões, cestas básicas, kits de higiene e limpeza e telhas que vão ajudar na reconstrução das casas.

Critérios para fornecimento do Cartão Recomeçar

  • A cidade tem que estar oficialmente em estado de emergência ou calamidade pública;
  • O imóvel afetado precisa ser avaliado pela Defesa Civil;
  • O morador precisa estar cadastrado no CadÚnico;
  • O auxílio só será concedido entre os meses de novembro e abril, período que registra maior volume de chuvas;
  • Apenas um cartão é concedido por família.

Para saber se tem direito ao Cartão Recomeçar, o morador precisa se dirigir à Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania de Colatina, na Rua Pedro Epichim, 260, Centro.

Patricia Maciel

Repórter

Jornalista formada em 2011, com experiência nas principais empresas de comunicação do Espírito Santo. Também atuou como assessora de comunicação e social media.

Jornalista formada em 2011, com experiência nas principais empresas de comunicação do Espírito Santo. Também atuou como assessora de comunicação e social media.