Cotidiano

Artista de 66 anos pinta murais em praça de Vila Velha

Projeto “Arte na Ilha”, idealizado por Maria da Conceição, já pintou dois murais com o tema “amor e transformação" em Ilha das Flores

Leitura: 2 Minutos
Foto: PMVV
Foto: PMVV

Espaços públicos do bairro Ilha das Flores, em Vila Velha, estão ganhando novos contornos com a iniciativa “Arte na Ilha”, projeto idealizado pela artista Maria da Conceição Athaydes Martins, de 66 anos.

A proposta nasceu de experiências em sala de aula e tem como objetivo transformar ambientes urbanos por meio da arte. Desde maio, dois murais estão sendo desenvolvidos na região com o tema “amor e transformação”.

O primeiro mural foi finalizado no CEU – Estação Ilha das Flores entre os dias 18 e 30 de maio. Já o segundo, localizado na quadra de futsal da Praça do Ataíde, também conhecida como Praça da Amizade, teve início no dia 23 de junho e deve ser concluído nas próximas semanas.

Maria explica que a ideia do tema surgiu para que as imagens transmitam paz, alegria e esperança a quem passar por onde estão os murais.

“Há tanta coisa difícil que as pessoas estão passando, que olhar para o mural traz um pouco de alívio, faz sonhar, pensar em decisões, relembrar coisas boas”, explica.

Maria da Conceição pinta murais em praça da Ilha das Flores (Foto: Divulgação/ PMVV)

A artista, que mora em Vila Velha e tem formação em pedagogia com pós-graduação em alfabetização e educação especial, afirma que deseja continuar levando arte para os espaços públicos. “É um sonho meu que está sendo realizado”, celebra.

A iniciativa é financiada pelo edital 001-2024 da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, por meio da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Vila Velha. O edital apoia ações de difusão, apresentação e formação na área cultural.

Carlos Raul Rodrigues, estagiário do Folha Vitória
Raul Rodrigues *

Estagiário

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e atua como estagiário no Jornal Folha Vitória

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e atua como estagiário no Jornal Folha Vitória