
Moradores de Guarapari continuam se queixando de falta de abastecimento de água após mais de uma semana de torneiras secas em bairros do município.
De acordo com moradores afetados é necessário utilizar a água da chuva e comprar água mineral para abastecer as casas.
Segundo o aposentado Eneias Carneiro, na casa dele, não há abastecimento de água já há 10 dias.
Logo no início, começou a cair bem fraquinho. Não chegava até à caixa, até às 6h. Depois disso, nada mais. Ultimamente, até as visitas que eu tinha foram todas embora, e as torneiras estão desse jeito. A gente tem conseguido se virar com água da chuva, eu vou enchendo as vasilhas e comprando água mineral.
Eneias Carneiro, morador
Em Anchieta, também há relatos de moradores sobre falta de água que perdura há uma semana, principalmente na comunidade de Subaia.
No fim da semana passada, foram relatados problemas com abastecimento também em Vila Velha, na região de Ponta da Fruta.
O que diz a Cesan
Segundo a Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan), o problema ocorreu por uma tentativa de roubo no sistema elétrico da companhia, o que causou queima de uma bomba usada no abastecimento em Ponta da Fruta.
Para remediar o problema, foi instalado um gerador no local, que também foi alvo de uma tentativa de furto. Para coibir as ações criminosas, um segurança armado foi contratado para guardar o local.
De acordo com o diretor-presidente da Cesan, Munir Abud, os problemas com abastecimento em Ponta da Fruta já foram totalmente resolvidos e a maior parte dos bairros de Guarapari também já conta com o restabelecimento do abastecimento.
“A maior parte do território de Guarapari, desde ontem, já estava contemplado com o abastecimento natural. Agora é natural que a partir de hoje e amanhã fique ainda melhor. Dificilmente teremos problemas a partir de hoje ou amanhã. Em Ponta da Fruta o sistema já foi estabilizado”, afirmou.
Ainda segundo ele, em Anchieta, conforme as festas de fim de ano se aproximam, é comum que haja mais pessoas na cidade, o que colabora para o aumento do consumo, o que pode causar problemas pontuais de falta de água.
*Com informações da repórter Patrícia Scalzer, da TV Vitória/Record