Cotidiano

Inscrição aberta para curso gratuito para técnico restaurador de monumentos históricos

Formação oferece mais de 1.000 horas de aulas e trabalho remunerado no final. Jovens entre 18 e 29 anos

Leitura: 2 Minutos
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para o curso técnico gratuito de Restauração de Imóveis e Monumentos Históricos, promovido pela Escola Multidisciplinar Profissionalizante de Artes e Ofícios (EMPAO).

Com início previsto para 1º de setembro, o curso é voltado para jovens entre 18 e 29 anos dos municípios de Vitória, Vila Velha e Serra, e será totalmente gratuito.

A formação faz parte de um projeto do Instituto Goia em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e tem como foco principal a preservação do patrimônio cultural e a geração de emprego e renda.

O curso conta com mais de 1.000 horas de formação técnica, além de oficinas práticas e três meses de trabalho monitorado, remunerado ao final.

As inscrições estão abertas até 26 de agosto e devem ser feitas no site do Instituto Goia: institutogoia.org.br. São oferecidas 40 vagas, divididas em dois turnos (matutino e vespertino), com aulas de segunda a sexta-feira. Para participar, é necessário estar cursando ou já ter concluído o ensino médio.

Público prioritário

Recebem prioridade nas vagas jovens moradores das seguintes comunidades:

  • Vitória: Praia do Suá, Jesus de Nazareth, Vila Rubim, Ilha do Príncipe.
  • Vila Velha: Prainha, Itapuã.
  • Serra: Carapebus, Bicanga, Manguinhos, Jacaraípe, Nova Almeida, Vila Nova de Colares, Feu Rosa, Ourimar, Praia da Baleia, Castelândia e Conjunto Jacaraípe.

Segundo o coordenador geral do projeto, Pedro Canal Filho, o curso atende a uma demanda social urgente:

Buscamos atender jovens que muitas vezes não têm acesso às oportunidades que o patrimônio cultural pode oferecer, inclusive em termos de geração de renda.

Formação e mercado

O curso inclui material didático, uniforme, lanche e vale-transporte, e oferece uma formação ampla, com disciplinas como história da arquitetura brasileira, desenho artístico e técnico, técnicas de restauração, marcenaria, pedreiro, pintura decorativa, entre outras.

A EMPAO já formou cerca de 300 profissionais no Espírito Santo, num mercado onde a mão de obra qualificada ainda é escassa. O curso é uma oportunidade de entrada em uma área em expansão e que exige profissionais especializados.

Carlos Raul Rodrigues, estagiário do Folha Vitória
Raul Rodrigues *

Estagiário

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e atua como estagiário no Jornal Folha Vitória

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e atua como estagiário no Jornal Folha Vitória